A Associação dos Municípios do Vale do Itaim (AMVI) realizou, na tarde da última sexta-feira (21/03/2025), a reunião para definição dos últimos detalhes e sorteio dos grupos da IV Copa AMVI. O momento aconteceu na U.E. Valdir Tintiliano de Sousa, em Marcolândia-PI, e reuniu prefeitos e secretários de esportes de 16 municípios.
As cidades participantes foram divididas em quatro grupos com quatro seleções, de acordo com a proximidade geográfica para otimizar os custos operacionais. Serão 80 mil reais em premiações, sendo 50 mil para o campeão, 25 mil reais para o vice-campeão e 2.500 para artilheiro e melhor goleiro, cada.
O Grupo A é composto por Acauã (atuais campeões), Betânia, Jacobina e Queimada Nova. Já o Grupo B conta com Paulistana, Patos, Jaicós e Massapê. O Grupo C é formado por Caridade, Marcolândia, Curral Novo e Caldeirão Grande. Por fim, o Grupo D tem as seleções de Padre Marcos, Belém, Francisco Macedo e Simões.
Participaram da reunião o Presidente da AMVI e Prefeito de Marcolândia Dr. Corinto, ex-presidente da APPM Toninho de Caridade, prefeitos Molão (Acauã), Clei Carvalho (Caridade do Piauí), Wiliane Kelly (Padre Marcos), Filipe Gonçalves (Caldeirão Grande) e Jônathas de Carvalho Noronha (Belém do Piauí), vice-prefeitos Rubmário do Alto Vistoso (Paulistana) e Valmir de Juracy (Marcolândia), além de secretários e outras autoridades regionais.
“A Copa AMVI é um evento crucial para fortalecer o esporte na nossa região e preparar nossas seleções para a Supercopa da APPM. É fundamental a participação dos prefeitos, secretários de esporte e de toda a equipe ligada ao esporte dos municípios. Queremos manter vivo o legado iniciado por líderes como Toninho de Caridade e o ex-prefeito GD. A Copa é sinônimo de integração e desenvolvimento, pois compartilhamos desafios semelhantes, mas também o mesmo amor pelo esporte, que transforma vidas e mobiliza comunidades”, pontuou o Presidente Dr. Corinto.
O Prefeito de Acauã, Molão, reforçou o compromisso dos gestores com o desenvolvimento esportivo: "Nós, prefeitos, enfrentamos desafios, mas seguimos trabalhando para desenvolver nossos municípios e oferecer oportunidades para os jovens. Participar desta Copa é uma forma de incentivá-los e de fortalecer o futebol na região. Nosso time entra em campo para disputar com garra, buscando sempre o melhor desempenho. Independentemente dos resultados, o mais importante é mostrar qualidade e representar bem o município e toda a região”.
Fundador da Copa AMVI, o ex-prefeito Toninho de Caridade também destacou as ascensão da competição: “Quando se sonha junto, os projetos se tornam realidade. Essa Copa só acontece porque os gestores se uniram e abraçaram a causa do esporte. É gratificante ver que a competição iniciada há anos continua crescendo e fortalecendo o esporte na nossa região”.
A abertura da Copa AMVI 2025 está programada para o dia 03 de maio, quando os atuais campeões da seleção de Acauã enfrentam Betânia do Piauí. A grande final está prevista para o mês de agosto e deverá acontecer no Estádio Municipal de Marcolândia.