O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) iniciou, na última terça-feira (18/03/2025), os pagamentos do Programa Garantia Safra 2023/2024. O benefício é concedido aos agricultores e municípios que aderiram ao programa, quando há comprovação de perdas de pelo menos 50% da produção devido a fatores climáticos.
No município de Acauã-PI, 1.043 agricultores e agricultoras estão autorizados a receber a parcela única de 1.200 reais, o que representa a injeção de mais de 1 milhão e 200 mil reais na economia local neste mês de março.
A lista com os nomes dos beneficiários autorizados pode ser consultada na Secretaria Municipal de Agricultura. O pagamento segue o calendário dos benefícios sociais, como por exemplo o Bolsa Família, e será depositado em Conta Poupança Digital da Caixa Econômica Federal.
Primeira parcela da contrapartida do Garantia Safra 2024/2025 já foi paga
A gestão do Prefeito Molão informou que a primeira parcela, no valor de R$ 14.124,00, referente ao termo de adesão ao Programa Garantia Safra 2024/2025 já foi paga neste mês de março. No total, a contrapartida do município de Acauã soma R$ 84.744,00. A indicação do técnico vistoriador (que faz parte do procedimento de verificação de perdas) também é feita pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura.
O Garantia Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) que tem como objetivo garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de municípios sistematicamente sujeitos a perda severa de safra por razão do fenômeno da estiagem ou excesso de chuva.