A Câmara Municipal de Vereadores de Paulistana-PI realizou, na noite desta terça-feira (28/11/2023), uma Audiência Pública com autoridades locais e representantes da EQUATORIAL, para debater prejuízos e problemas com o fornecimento de energia elétrica na região.
A audiência, que é fruto do Requerimento nº 023/2023, de autoria do Vereador José Tadeu Cavalcante de Amorim (Dr. Tadeu), foi agendada após incontáveis registros de oscilações na rede elétrica e a perceptível insuficiência da estrutura da subestação e da distribuição de transformadores para atender a crescente demanda apresentada na região.
Marcaram presença no evento, o Presidente da Câmara Municipal Rubmário do Alto Vistoso, Vereadores de Paulistana Daniel de Alberto, Dr. Tadeu, Elias de Liberato, Jackson de Benedito, Osvaldo da Abelha Branca, Zirlândio e Valdeci Arrais, Secretário Municipal de Educação Marozan Carvalho, Vereador de Jacobina Jailson, Vereador de Acauã Amadeus, Gerente da Equatorial Anderson Gonçalves e a Consultora de Relacionamento com o Cliente Laysa Nobrega.
"Até chegarmos a essa audiência, há um histórico de reclamações e pedidos de esclarecimentos sobre as constantes quedas no fornecimento de energia elétrica em nosso município. A população e até mesmo empresas nos procuraram, por várias vezes, para relatar suas angústias e prejuízos com esse descaso", ressaltou o Vereador Dr. Tadeu.
O autor do requerimento ainda destacou: "são grandes os transtornos causados pelas quedas constantes da energia elétrica, serviços são perdidos, equipamentos perdem configurações, aparelhos são danificados, alimentos e bebidas são estragados e, ainda, a questão dos hospitais, com atraso em exames, perda de medicamentos e, claro, o sofrimento com o calor típico desses últimos meses".
Durante a Audiência Pública, a Equatorial apresentou medidas, ações e obras que visam melhorar a estrutura do fornecimento de energia elétrica na região de Paulistana. Na ocasião, também foi aberto espaço para que as autoridades políticas e a população pudesse se manifestar sobre os problemas.
"Eu peço a Equatorial, por meio dos representantes que aqui estão presentes, que deem uma atenção especial para a situação da energia em nossa cidade, por que realmente está um caos, essa audiência não está acontecendo a toa, o objetivo é justamente apresentar esses questionamentos na expectativa de que sejam resolvidos o mais rápido possível. Nós estamos cansados de ouvir desculpas, queremos soluções, melhorias na qualidade de vida da população", enfatizou o Presidente da Câmara Municipal Rubmário do Alto Vistoso.
O Vereador Valdeci Arrais fez um duro discurso e também cobrou a empresa: "gostaria de lamentar, pois nós já tivemos uma audiência desse tipo em 2019 com esse mesmo 'lenga lenga', apresentando planilhas e indicadores de investimentos. Não podemos dizer que esses investimentos não foram feitos, mas que houve melhoras, não houve. A população é testemunha disso, sabemos que piorou e muito de 2019 para cá. A audiência pública é justamente para isso, para cobrarmos a ineficiência que precisa de uma correção urgente. Estamos aqui cobrando um serviço adequado, que é o que o povo deseja".
Finalizando o evento, dentre os moradores presentes no plenário, Marilza, Anderson, Francisco Júnior, Josivaldo, João, Wilson, Mayara, Joselita e Fátima apresentaram seus questionamentos sobre prejuízos com aparelhos danificados, como TV e Geladeiras, além de indagações sobre execução de projetos, liberação de novas ligações e programa Luz para Todos.