Jacobina do Piauí conquista certificação pela 5ª vez e se destaca em políticas públicas ambientais

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR) divulgou, nesta segunda-feira (31/07), o resultado do Selo Ambiental do ICMS Ecológico 2023. O município de Jacobina do Piauí conquistou a referida certificação pela 5ª vez, todas elas nas gestões do Prefeito Gederlânio Rodrigues de Oliveira (GD).


O município conquistou o Selo A, o mais importante entre as categorias, sendo fruto das diversas ações que foram desenvolvidas em prol da preservação ambiental e melhoria da qualidade de vida em Jacobina do Piauí, dentre estas, recuperação de áreas degradadas, comprovação de redução dos índices de desmatamento, requalificação urbana, gerenciamento de resíduos sólidos e educação ambiental.

Algumas das atividades desenvolvidas em Jacobina do Piauí ganharam destaque e repercussão na região, como por exemplo o mutirão "Bloquinho da Limpeza", que percorreu as ruas da cidade e de povoados com coleta de lixo acumulado, capina de matos, limpeza de terrenos e entulhos e, ainda, orientações sobre como prevenir as doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti, contribuindo para um município limpo e conscientizando as pessoas sobre a importância do descarte do lixo em locais adequados.

A equipe é formada pelo Secretário Municipal de Meio Ambiente Gerson Miranda e a Técnica em Meio Ambiente Luilma e a consultoria ambiental formada pela Técnica Roberta Kelly e os Engenheiros Ambientais Luiz Eduardo e Ana Letícia. Todos os membros receberam com alegria a notícia da conquista do Selo A.


O Selo Ambiental é o documento estadual de certificação de desempenho da gestão municipal de meio ambiente. A aquisição do Selo é condição para que os municípios possam ter acesso aos recursos oriundos do ICMS Ecológico, um mecanismo tributário que possibilita acesso à parcelas maiores do ICMS.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Portal Diário do Itaim | Notícias de Paulistana, Acauã, Dormentes, Jacobina e região