2º dia de EXPOACAUÃ é marcado por Concurso de Animais, Maratona e Shows em Acauã

A programação da XII EXPOACAUÃ e XIX Festa do Vaqueiro teve continuidade no último sábado (13/05/2023) com a segunda parte da Feira do Empreendedor, concurso e exposição de animais, maratona masculina e feminina e, finalizando a noite, os shows no palco principal.

Durante todo o dia foram realizados concursos, exposição e comercialização de ovinos e caprinos e oficina de melhoramento genético, movimentando o agronegócio local. O Banco do Nordeste, parceiro do evento, disponibilizou linhas de crédito de variados valores aos produtores para a comercialização dos animais.


A feira conta com as mais variadas raças de caprinos e ovinos, dentre elas, Dorper e Boer que despontam como as de maior destaque no cenário nacional pela qualidade e boa adaptabilidade. A exposição que contou com quase 300 animais, oportuniza aos produtores, melhorias tecnológicas e discussão de avanços e perspectivas de mercado para o setor, além de fomentar o produtor rural e movimentar a economia local.

Além de Acauã, o evento contou com expositores das cidades de Paulistana, Betânia do Piauí, Queimada Nova, Jaicós, Fronteiras, Patos do Piauí, Padre Marcos, bem como de cidades do Pernambuco, como Petrolina, Dormentes e Afrânio.


O secretário de Agricultura, Cristiano Rodrigues, informou que a Feira Agropecuária, contou com 202 ovinos e 79 caprinos. Ainda segundo ele, o evento tem como foco incentivar e apoiar a cadeia produtiva da ovinocaprinocultura no município, com iniciativas e inovações que proporcionem o melhoramento genético dos animais.

“Um dos focos, é também construir novas parcerias para que as novas tecnologias possam, de fato, promover inovação ajudando os produtores a se desenvolver, acessar novos mercados e ter novas oportunidades. Além das parcerias com o Sebrae, Senar, Banco do Nordeste no desenvolvimento de projetos que contribuam com os produtores, levando as soluções mais adequadas à realidade de cada criador”, afirmou o secretário.


O produtor do munícipio de Acauã, Josué Barbosa, que reside na localidade Baixa das Melancias, trouxe para a exposição, animais para comercializar e participar do concurso na modalidade pista, seus animais da raça Dorper, foram campões em quatro categorias.

Segundo ele, a exposição teve um saldo muito positivo. “Essa é terceira exposição que participo aqui em Acauã, a primeira sai sem nem nenhum prêmio, dai fui procurar melhoria genética, e, hoje, estamos saindo com quatro troféus”, disse.


No mesmo dia, à tarde, aconteceu as maratonas masculina e feminina, com percurso na Rodovia PI que liga a BR-407 ao Povoado Baraúnas. Para a categoria masculina o percurso teve a extensão de 6km e para as mulheres 4 km.

Para a competição, a Prefeitura montou uma estrutura, onde durante o percurso teve o acompanhamento da Polícia Militar, ambulância com profissional de Saúde e paradas com distribuição de água.

A solenidade de premiação, aconteceu no Povoado Baraúnas. Destaque para a competidora Dilurdes, que foi ficou em primeiro lugar na categoria feminina. Das seis edições da maratona, ela venceu cinco. O 2ª lugar ficou com Carol e a 3ª posição com Diana. Já no masculino, o grande campeão foi Valério. O 2º lugar ficou com César e a 3ª posição com Amadeus.

No povoado o prefeito de Acauã Paulo Sérgio, o assessor Molão e o vice-prefeito Gustão, recepcionaram vereadores, secretários municipais de Acauã, os deputados Georgiano Neto e Simone Pereira, o coordenador do DNOCS, Assis Rocha, os prefeitos Joaquim Júlio (Paulistana), Toninho (prefeito de Caridade e presidente da APPM), Neném de Edite (Jaicós), Rivaldo Carvalho (Massapê), além do cantor Junior Vianna. Também participou da programação o prefeito de Jacobina GD e o vice-prefeito Vanderlei Carvalho.

O encerramento do 2º dia aconteceu a noite, com os shows de Sidinho do Acordeon, Junior Vianna, Kevi Jonny e Fabinho Testado. No show do vaqueiro e do cantor baiano, artistas da região fizeram participações especiais, uma forma de valorizar e impulsionar o talento local.


Veja abaixo todas as fotos (CLIQUE EM UMA FOTO PARA ABRIR E BAIXAR):





































































































Redação: Cidades na Net

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Portal Diário do Itaim | Notícias de Paulistana, Acauã, Dormentes, Jacobina e região