ACAUÃ: Forró na Feira, Feira do Empreendedor e Shows marcam 1º dia de EXPOACAUÃ

Foi oficialmente aberta nesta sexta-feira, 12 de maio, uma das maiores exposições agropecuárias do interior do Estado do Piauí, que acontece durante três dias na cidade de Acauã, a XII ExpoAcauã e XIX Festa do Vaqueiro.


A ExpoAcauã é realizada pela Prefeitura Municipal, através de diversas parcerias, e tem por objetivo fomentar o produtor rural e movimentar a economia local, além de oferecer entretenimento à população.

O evento segue até o dia 14 de maio, com uma vasta programação voltada para os produtores rurais, envolvendo feiras, negócios, exposição, comercialização e concursos de ovinos e caprinos, além de atividades esportivas e grandes shows com artistas renomados e a festa do vaqueiro.


Na manhã do primeiro dia de evento, aconteceu a chegada dos animais. Criadores de ovinos caprinos do município, de várias cidades na região e do estado do Pernambuco trouxeram seus animais para expor e comercializar na feira de negócios bem como para participar das competições.

Um expressivo número de animais são aguardados para participar da 12ª ExpoAcauã. A previsão é de que mais animais cheguem no sábado, 13 de maio, quando será realizada a comercialização, bem como os concursos de animais, que acontecem nas modalidades pista e cabra leiteira. Serão distribuídos um total de R$ 30 mil reais em premiações aos criadores.


Paralelamente, foi realizada a Feira do Empreendedor, que visa incentivar e fortalecer a agricultura familiar, com a promoção de iniciativas de geração de renda e estimular as vendas dos empreendimentos envolvidos, alavancando o comércio local e ajudando a movimentar a economia.

A feira reuniu pequenos empreendedores de diversas áreas do município, como agricultura familiar, artesanato, culinária, apicultura, piscicultura, entre outros. O Licor Sabor do Sertão, foi um dos produtos apresentados nos stands, que fez muito sucesso. A bebida que contém álcool é produzido no município numa diversidade de sabores, como abacaxi, café, menta, hortelã e cravo.


Outros produtos foram expostos e comercializados na feira, como doces de leite, queijo de leite de cabra, creme de galinha, mel, coalhada escorrida, manteiga, nata, além de produtos de agricultura familiar como batata, abóbora, mamão, laranja, pimenta malagueta e uma iguaria rara, a pimenta de macaco, que também serve como remédio.

Na ocasião, ainda foi realizado o Forró na Feira, com shows no Palco da Cultura, quando aconteceram as apresentações musicais com artistas locais, como forma de valorizar e incentivar os cantores da terra.


O Forró na Feira, que também é uma tradição, dentro da programação da ExpoAcauã, é bastante animada e reúne muitas pessoas do município, além das autoridades. O maior atrativo do evento é o jumento com as ancas com bebidas, onde a população se serve a vontade.

Na oportunidade, se pronunciaram o prefeito Paulo Sérgio, o assessor Reginaldo Raimundo Rodrigues o “Molão”, todos os vereadores do município e o prefeito de Queimada Nova, Raimundo Júlio e outros.


O prefeito Paulo Sérgio, manifestou sua alegria pela realização de mais uma edição da ExpoAcauã, como também agradeceu as pessoas envolvidas na organização e as parcerias, que fizeram o evento acontecer.

"A ExpoAcauã cresceu muito, e vai crescer mais ainda, vamos continuar fazendo um trabalho democrático e participativo, buscando melhorar e fazer as coisas acontecerem, principalmente realizar iniciativas que movimente a economia de nosso município. A Prefeitura não tem como dar emprego para todo mundo, mas podemos realizar ações como essa que gere renda para a população, incentivando o empreendedorismo, a agricultura familiar, a ovinocaprinocultura para que nossos produtores comercializem seus produtos e animais, não só em Acauã, mas em outras cidade, melhorando sua renda”, disse o gestor.

O assessor Reginaldo Raimundo Rodrigues o “Molão”, mencionou que o trabalho em união tem feito a cidade de Acauã prosperar. “É por meio de um trabalho em conjunto, que conseguimos realizar essa grande festa para nosso povo, uma equipe unida, que tem feito o melhor para que festa aconteça com sucesso. E, é com essa mesma união que temos feito muito por Acauã, promovendo o desenvolvimento do munícipio”, disse.

Na parte da noite, a praça central da cidade ficou lotada com a presença de uma multidão de pessoas que prestigiaram a primeira noite de shows da 12ª ExpoAcauã e XIX Festa do Vaqueiro. Além da população do município, visitantes de outas cidades e até de outros estados estiveram presentes.


Os shows ficaram por conta dos artistas Zezo, Jonas Esticado, Eric Land e Risael Macedo. A grade de shows foi aberta pelo cantor Misael Macedo. O segundo a se apresentar foi o cantor Zezo Potiguar que embalou o público com grandes sucessos de sua carreira. Jonas Esticado com a mistura de forró e eletrônico, foi a segunda apresentação da noite.


O cantor Eric Land, com um show caracterizado por uma mistura de gêneros musicais que marcam seu estilo, apresentou o forró e piseiro como protagonistas, animando o público presente. CLIQUE EM UMA FOTO PARA ABRIR E BAIXAR:























































































































































Redação: Cidades na Net

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Portal Diário do Itaim | Notícias de Paulistana, Acauã, Dormentes, Jacobina e região