Palestra lúdica, risos e anúncio do reajuste do piso encerram a jornada Pedagógica em Jacobina

“Uma viagem aos 200 dias de renovação da prática docente e de uma aprendizagem significativa em Jacobina do Piauí”. Esse foi o tema da I Jornada Pedagógica de 2023, que aconteceu de 09 a 11 de fevereiro, promovida pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação.


Voltado aos profissionais e demais trabalhadores que atuam na Rede Pública Municipal de Ensino, o evento marcou a abertura do ano educacional em Jacobina do Piauí.


O encerramento da Jornada aconteceu neste sábado, 11, na Escola Estadual Severo Rocha, com uma palestra lúdica ministrada por Talita do Monte e Chagas Vale, que trouxe jogos dramáticos baseados na obra de Augusto Boal, o Teatro do Oprimido, junto com a pedagogia de Paulo Freire, com foco no amor, esperança e a fé.

“São estratégias, alternativas, técnicas e jogos que precisam ser revisitados nesse momento em que a gente está diante de uma geração que está sendo formada e educada pelas ferramentas tecnológicas, pelo uso das redes sociais. O professor tem como desafio lidar com essa criança que está perdendo a essência da brincadeira, das relações com o outro, e através desses jogos, dessas brincadeiras, a gente pode trabalhar os conteúdos programáticos, mas, também, valores éticos, relações interpessoais, a disciplina, a convivência como um todo”, acrescentou.

O lúdico contagiou os educadores, que abertos à proposta dos jogos dramáticos, sorriram e participaram de brincadeiras e dinâmicas. Em alusão à temática da palestra, diversos professores participaram do evento fantasiados. Os dois melhores foram premiados.

Ao final do evento, o prefeito Gederlânio Rodrigues, o GD, fez um longo pronunciamento e enalteceu o trabalho que vem sendo realizado por aqueles que fazem a Educação em Jacobina do Piauí. O gestor agradeceu ao empenho de todos. “O que vês estão fazendo hoje, que é educar com dedicação, responsabilidade e compromisso, vai refletir positivamente na vida da nossa cidade, na vida dos filhos de vocês, das outras famílias”, disse.  

O gestor mencionou os resultados obtidos por alunos do município, oriundos da escola pública, na redação do Enem. “Eu fiquei emocionado ao ver Anny Giselle Silva, que atingiu 980 pontos na redação, ficando entre as três maiores notas do Piauí, sendo parabenizada pelo governador. Não só Giselle, mas também os outros alunos de nosso município que obtiveram boas notas. Isso é fruto da dedicação deles, mas, principalmente, do trabalho dos nossos professores”, pontuou.


Na oportunidade, o gestor anunciou o reajuste de 15% do piso salarial dos professores da Rede Municipal. GD informou que o projeto de lei que regulamenta o novo piso será encaminhado à Câmara nos próximos dias para que no pagamento de fevereiro os professores já recebam com o reajuste, bem como o retroativo de janeiro. “Vamos conceder um reajuste acima do percentual do Governo Federal como uma forma de reconhecer e agradecer ao trabalho dos nossos professores.”, disse.

A secretária de educação, Edilene Paula, a Dilora, comentou sobre a Jornada de abertura do ano. “Nós buscamos trazer inovações para a nossa Jornada Pedagógica. Tivemos palestrantes renomados, experientes, que trouxeram conhecimentos e práticas inovadoras. O nosso objetivo é transformar os 200 dias letivos em dias de aprendizagem significativa”, disse.


A gestora fez uma avaliação positiva. “Foi extensa, mas muito proveitosa. Tenho certeza que muito do que foi compartilhado pelos palestrantes, vai ficar para os nossos educadores e será aplicado em sala de aula”.












Fonte: Cidades na Net

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Portal Diário do Itaim | Notícias de Paulistana, Acauã, Dormentes, Jacobina e região