Estudantes do IFPI - Campus Paulistana se destacam no Enem com altas notas na redação

A cada edição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), os alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - Campus Paulistana ganham mais destaque com suas notas na redação. Os resultados divulgados na última quinta-feira (09/02) mostraram que o desempenho não foi diferente.


Dezenas de estudantes da instituição alcançaram mais de 900 pontos, conseguindo atingir boa avaliação na maioria das cinco competências apresentadas na matriz de referência para a redação do ENEM. Um feito que tem se repetido a cada ano.


A maior nota na redação entre os alunos do IFPI - Campus Paulistana foi da aluna Mikaelly Lima, da turma do 3º ano do curso Técnico Integrado ao Médio em Administração, que obteve 980 pontos. Vale lembrar, que este levantamento considera apenas os estudantes do último ano do Ensino Médio.

Em conversa com o Portal Diário do Itaim, o aluno Thássio Sousa, natural de Patos do Piauí, obteve 960 pontos e comentou os desafios da preparação e a alegria de receber a nota: "Eu sempre gostei de escrever, as vezes ficava ansioso e para passar o tempo eu ia fazer redação. Na semana que antecedeu o primeiro dia do ENEM cheguei a escrever cerca de duas por dia para tirar um pouco da ansiedade. Quando vi minha nota fiquei extremamente feliz, foi uma sensação única, ao ver que todo esforço tinha sido recompensado".


"Minha preparação para redação começou em 2021, quando eu estava no segundo ano. Através do meu Instagram de estudos, um cursinho me fez um convite para ser embaixador deles, então usei essa plataforma para enviar minhas redações e ir aprendendo com meus erros. Na última edição, em 2022, tive a ajuda da minha professora do IFPI Cristina Luz, e também da professora Marli", acrescentou o jovem que deseja seguir carreira na área da saúde.

A estudante Heloísa Lourrane, natural de Jacobina do Piauí, também obteve 960 pontos e enfatizou os desafios da fase preparatória para a prova: "Ao longo de 2022 eu usei uma plataforma on-line para começar minha preparação. A professora do IFPI, Cristina Luz, também contribuiu por meio de suas aulas e dicas. Confesso que, quando chegou o dia do ENEM, estava bem nervosa, com medo de qual tema seria. Mas, ao ver minha nota, fiquei muito feliz, o tão esperado 900+ chegou, era real".

O Diretor Geral do CAPAU, Francisco Washington, atribui esse resultado, além do empenho de professores e alunos, a um conjunto de fatores: a disponibilidade de um vasto acervo bibliográfico, possibilitando fontes de leituras e pesquisas; à Política de Assistência Estudantil que contribui com a oferta de refeições diárias e de bolsas; e ao apoio pedagógico, psicológico e social.


"Gratidão a todos e a todas que fazem do IFPI-Campus Paulistana uma instituição transformadora de vidas e realizadora de sonhos e projetos dos jovens do Território Vale do Rio Itaim. Nossos agradecimentos especiais também às professoras de Língua Portuguesa. E, claro, destaco o empenho dos estudantes e o apoio de suas famílias", finalizou Washington.


Confira abaixo a lista completa das notas de Redação:


Turma de Administração

Mikaelly Lima - 980 pontos

Thássio Sousa - 960 pontos

Heloísa Lourrane - 960 pontos

Ivan Rodrigues - 940 pontos

Camila Araújo - 940 pontos

Lucas Ítallo - 940 pontos

Maria Cândida - 920 pontos

Carlos Henrique - 920 pontos

Sara Beatriz - 920 pontos

Maria Eduarda - 920 pontos

Ana Gracielli - 880 pontos

Karen Victória - 860 pontos

Malane Carla - 840 pontos

Jhonathas Dias - 840 pontos


Turma de Mineração

Isaac Cavalcante - 940 pontos

Messias José - 920 pontos

Luís Fagner - 920 pontos

Bruna Rodrigues - 900 pontos

Fernanda Fanuely - 900 pontos

Luislane Silva - 900 pontos

Maria Luiza - 880 pontos

Pedro - 880 pontos

Nayara Paulina - 860 pontos

Levy Sampaio - 840 pontos

Paula Izadora - 820 pontos

Karine Rodrigues - 800 pontos


Turma de Informática para Web

Thayane Marques - 960 pontos

Daniel Rodrigues - 940 pontos

Shara Lorrany - 920 pontos

Francinaldo Barbosa - 920 pontos

Jean Carlos - 900 pontos

Leila Beatriz - 900 pontos

Karielly de Carvalho - 880 pontos

Alex Barbosa - 860 pontos

Daniela Silva - 840 pontos

Sarah Savia - 840 pontos

Geovana Vitória - 820 pontos


Turma de Agropecuária

Joice Maria - 920 pontos

Aveline Nascimento - 900 pontos

João Guilherme - 880 pontos

Karen Bianca - 860 pontos

Lucas Vinicius - 840 pontos

Pâmela Beatriz - 840 pontos

Evellin Tayne - 820 pontos

Beatriz Paixão - 820 pontos

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Portal Diário do Itaim | Notícias de Paulistana, Acauã, Dormentes, Jacobina e região