Padre Flávio Santiago é empossado 28º Pároco da Paróquia de Paulistana

A Paróquia Nossa Senhora dos Humildes, localizada no município de Paulistana-PI, acolheu, na noite da última quarta-feira (01/02/2023), o seu 28º Pároco. Trata-se do Padre Flávio de Sousa Santiago, que tomou posse em Missa Solene na Igreja Matriz da cidade.

O momento religioso foi presidido pelo Bispo Diocesano de Picos Dom Plínio José Luz da Silva. Seguindo os ditames do ato de Posse, o novo pároco recebeu a chave da igreja e visitou o Sacrário, a Pia Batismal e o Confessionário, retornando ao altar onde fez a Renovação das Promessas Sacerdotais.

"O pároco é responsável por distribuir os bens espirituais, é o embaixador de Jesus, o administrador da Paróquia em prol do crescimento da comunidade. Paulistana tem suas peculiaridades, mas chego enriquecido com as experiências da vida e chego para dar a minha contribuição nesta terra", destacou Padre Flávio durante seu pronunciamento, quando também agradeceu aos fieis de Campo Grande do Piauí.

Marcaram presença na solenidade, os Padres Gregório Leal (Pio IX), Marcos Vinicius (Queimada Nova), Antônio Ismael (Acauã), Francisco Berto (Betânia do Piauí), José Marcos (Paulistana), Marcos Roberto (Padre Marcos), Cláudio Santana (Dom Expedito Lopes), João Pereira (Picos), Manoel Moura (Paulistana), Jonas Moura (Ipiranga), Chiquinho (Patos e Jacobina), Antônio Cristo (Santa Cruz) e Antônio Mendes (Monsenhor Hipólito).

Representando o Zonal II, Padre Marcos Vinicius, Pároco de Queimada Nova, desejou sucesso ao novo Pároco que integrará o setor: "estamos ansiosos pelos almoços nutritivos ao corpo e ao intelecto, sempre nos ajudando a olhar a vida com vigor e coragem. Todos nós, padres deste zonal, assumimos o compromisso de trabalharmos juntos pela edificação do reino de Deus nesta terra".


Saída repentina


O cargo de Pároco estava vago desde o dia 04 de dezembro de 2022, quando o Padre Fernando Amando de Sousa anunciou que deixaria o comando em solo paulistanense. A partir de então, o Bispo Diocesano Dom Plínio José Luz da Silva havia assumido temporariamente a Paróquia.

Segundo o documento de transferência, assinado pelo bispo, a decisão se fez necessária, para atender as necessidades espirituais e pastorais do povo de Deus e foi tomada depois de ouvir o parecer do Conselho Presbiteral, considerando também as prescrições do Cânon 522 do Código de Direito Canônico e da Legislação Complementar da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que estabelece o período que um Pároco possa estar à frente das atividades pastorais e administrativas de uma Paróquia. Para encaminhar a decisão da transferência e nomeação, o Bispo consultou pessoalmente o envolvido na mudança.


Confira abaixo todas as fotos (CLIQUE EM UMA IMAGEM PARA ABRIR E BAIXAR):

























































































Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Portal Diário do Itaim | Notícias de Paulistana, Acauã, Dormentes, Jacobina e região