Vereador Osvaldo da Abelha Branca é eleito Presidente do Conselho de Desenvolvimento Territorial Sustentável

O Conselho de Desenvolvimento Territorial Sustentável (CDTS), que abrange o Território de Desenvolvimento Chapada Vale do Rio Itaim, realizou, nesta quarta-feira (07/12), uma Assembleia Geral com os conselheiros e conselheiras titulares e suplentes. O evento aconteceu no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jacobina do Piauí.


Como pautas da reunião, estiveram a Abertura Institucional e Secretaria Executiva do CDTS/SEPLAN e as apresentações da proposta de condução da Assembleia Geral Territorial, do Novo Modelo de Governança e Gestão do CDTS e dos conselheiros e conselheiras eleitos nos municípios.

Além disso, foi realizada a eleição dos conselheiros e conselheiras de atuação territorial e suas respectivas posses. Para encerrar o encontro, além das outras deliberações, ocorreu a eleição e posse da Diretoria Executiva do CDTS e dos membros do Núcleo de Gestão.


O vice-presidente do conselho e também vice-prefeito de Jacobina do Piauí, Vanderlei Carvalho, comentou que o objetivo da reunião é trabalhar o desenvolvimento municipal de todas as 16 regiões envolvidas no projeto. Com a nova eleição definida, espera-se uma nova política de melhorias.

O objetivo é trabalhar a cadeia de desenvolvimento de todos esses municípios, onde podemos estar trabalhando com todos as infraestruturas. A partir de 2023, estaremos com uma nova política de desenvolvimento. Que possamos nos fortalecer com as políticas públicas”, afirmou o vice-presidente.


O vereador de Paulistana e agora presidente do conselho, Osvaldo da Abelha Branca, vê como importante a renovação da diretoria e a união dos municípios. Para ele, com as potências econômicas de cada localidade é necessário descentralizar ações de acordo com as necessidades.

A importância é a renovação da nova diretoria, que vai coordenar os trabalhos. O Conselho destina as ações de políticas públicas de acordo com a necessidade e potencialidades locais de cada território”, explicou o presidente.


Na assembleia geral, foram eleitos os seguintes nomes:


Presidente – Osvaldo Mamédio da Costa

Vice – Vanderlei Raimundo de Carvalho

Secretária – Francisca Neris Bida


Núcleo de Gestão


Maria Sirlene Lopes Silva Barro

Lucas Cavalcante Macedo

Joelma Gomes Veloso

Douglas Dércio

Maria Aparecida Moura Rodrigues







Fonte: Cidades em Foco

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Portal Diário do Itaim | Notícias de Paulistana, Acauã, Dormentes, Jacobina e região