Com recursos próprios, Prefeitura de Acauã promove Mutirão de Mamografias

A Prefeitura Municipal de Acauã-PI, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início, nesta quinta-feira (03/03/2022), ao Mutirão de Mamografias. A ação é alusiva ao Dia Internacional da Mulher e está sendo executada com recursos próprios do município.

A abertura aconteceu logo cedo, pela manhã, com uma palestra comandada pela médica radiologista Dra. Saara Jane e que contou com a presença de dezenas de mulheres acauãnenses e de profissionais de saúde. O Prefeito Paulo Sérgio, o Ex-Prefeito Molão, o Secretário Municipal de Saúde Joaquim Cícero, o Presidente da Câmara Lomanto e a Vereadora Isa Rodrigues também prestigiaram a ação.

"É um prazer imenso estar aqui em Acauã, começando o trabalho de rastreamento de câncer de mama. Agradeço o convite do Secretário Joaquim e do Prefeito Paulo Sérgio, para que pudéssemos realizar essa ação com as munícipes de Acauã. É um projeto muito importante, após um período de pandemia, muita dificuldade na realização de exames e sabemos que o diagnóstico precoce é essencial para a cura da doença, parabéns a toda a equipe pelo empenho", enfatizou a médica Dra. Saara Jane.

Até o próximo domingo (06), cerca de 400 mulheres estarão realizando os exames na unidade móvel instalada em frente a UBS Antônio Joaquim Rodrigues (Sede). Elas possuem idades entre 49 a 69 anos ou tem histórico de câncer de mama ou de ovário na família, assim como registros de nódulos em uma das mamas.

O levantamento e agendamento das pacientes foi realizado pelos Agentes Comunitários de Saúde e, para facilitar o atendimento e a logística, as mulheres foram organizadas de acordo com a área de moradia.

Em entrevista ao Portal Diário do Itaim, o Secretário Municipal de Saúde Joaquim Cícero agradeceu o empenho dos Agentes Comunitários de Saúde na busca ativa das pacientes que se encaixam na faixa etária atendida e destacou: "estamos muito felizes, é a primeira vez que estamos realizando esta ação, sabemos da importância do exame, a prevenção é essencial".


Veja abaixo todas as fotos (CLIQUE NA FOTO PARA AMPLIAR E BAIXAR):

















Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Portal Diário do Itaim | Notícias de Paulistana, Acauã, Dormentes, Jacobina e região