Após polêmica, SESAPI retira óbito de Covid-19 em Paulistana

Após notas e notas, informações controversas, memes e muita revolta da população nas redes sociais, a Secretaria Estadual de Saúde retirou o óbito por Covid-19, anteriormente registrado no município de Paulistana-PI.


Na quarta-feira, por meio das redes sociais, a Secretaria Municipal de Saúde havia confirmado a informação oriunda de um hospital em Teresina, de que o homem, de 33 anos, faleceu após acidente de trânsito e teve a Covid-19 como causa contribuinte para a morte.


Depois de muita polêmica, a correção ocorreu no boletim divulgado ontem (13/08/2020) e o município segue sem vítimas fatais do novo Coronavírus. O órgão estadual verificou o caso e confirmou traumatismo cranioencefálico como a única razão do óbito.  


Ainda ontem, a Secretaria Municipal de Saúde de Paulistana divulgou uma nova nota explicando o ocorrido e informando que todo o procedimento foi realizado pelo Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Leia na íntegra:


A PREFEITURA MUNICIPAL DE PAULISTANA-PIAUÍ, vem por meio da Secretaria de Saúde esclarecer alguns fatos e polêmicas envolvendo a NOTA OFICIAL divulgada ontem, dia 12/08/2020.

O jovem de 33 anos foi vítima de um grave acidente de moto que aconteceu no último sábado (08) nas proximidades da localidade Lagoa Velha, Data Jacaré, Zona Rural de Paulistana. O mesmo foi socorrido e levado para o Hospital Regional Mariana Pires Ferreira, sendo transferido para Picos e em seguida para Teresina.


Em Teresina, no HUT - Hospital Professor Zenon Rocha, o mesmo foi submetido ao Teste Rápido e o resultado foi POSITIVO para COVID-19.


Ressaltamos que o teste foi realizado em TERESINA e que a DECLARAÇÃO DE ÓBITO, na qual consta na parte II SARS- COV-19 foi emitida em TERESINA, precisamente pelo IML (Instituto Médico Legal).


Assim sendo, gostaríamos de esclarecer que as informações contidas no BOLETIM DO DIA 12/08/2020 foram obtidas através de documentos e informações oficiais vindas de TERESINA e que quaisquer questionamentos devem ser esclarecidos diretamente no HUT - Hospital Professor Zenon Rocha, que notificou no sistema oficial, SIVEP-Gripe, o resultado do Teste Rápido POSITIVO do jovem, e a SESAPI (Secretaria Estadual da Saúde do Piauí) registrou no Boletim Epidemiológico COVID-19 do Piauí, como o 1º Óbito por COVID-19 de Paulistana, que está disponível no endereço eletrônico: https://datastudio.google.com/…/a6dc07e9-4161-4b…/page/2itOB 


Gostaríamos de ressaltar ainda, que Secretaria de Saúde de Paulistana só divulga quaisquer informações com base em documentos comprobatórios, e a mesma sempre age com ética e respeito ao divulgar as informações, pois tudo o que foi transcrito na Nota Oficial de ontem, estava nos documentos oficiais recebidos de Teresina e que estes não serão divulgados nas mídias sociais por questão de ética e profissionalismo.


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está à disposição para demais esclarecimentos e disponível para fazer correção de qualquer informação, desde que seja oficialmente enviada para SMS por meio dos órgãos competentes.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Portal Diário do Itaim | Notícias de Paulistana, Acauã, Dormentes, Jacobina e região