Confira as ações e medidas adotadas pela Prefeitura Municipal de Acauã no combate ao Coronavírus

Com o avanço do Coronavírus no país, a Prefeitura Municipal de Acauã vem adotando, desde a semana passada, diversas medidas com o objetivo de proteger e orientar a população sobre este silencioso inimigo.

As medidas são fundamentadas nos Decretos Estadual nº 18.901/2020 e Municipal nº 011/2020, bem como em normas e recomendações emitidas pelo Ministério da Saúde, e tem como característica principal a prevenção.

Diversas suspensões de atividades

Para reduzir o fluxo de pessoas na cidade, foram suspensas as aulas, desde o dia 16 de março;  a feira livre do município, que acontece nas Quartas-Feiras e os serviços eletivos de saúde (médicos, enfermagem, NASF e academia), bem como o cancelamento de licitações na modalidade Pregão Presencial, que estavam marcadas para essa semana.

Também estão suspensas todas as atividades em bares, restaurantes, clubes, academia e clínicas odontológicas, além da realização de eventos esportivos, culturais ou religiosos.

É hora da prevenção!

Com o intuito de especializar e capacitar seus profissionais, a Secretaria Municipal de Saúde de Acauã tem buscado a promoção de vídeo-conferências que abordam a temática e a realização de reuniões com as equipes sobre o plano de continência do Governo do Estado (definição de fluxo e referências).

Também foi implantada no município a Comissão de Acompanhamento e Combate ao Coronavírus, bem como a solicitação de apoio da PM e PRF na ações na divisa do estado. 

Para alertar ainda mais a população, estão sendo publicadas dicas de prevenção nas redes sociais da Prefeitura e foram encaminhados folders e cartazes informativos para confecção. Também foi definida uma escala de plantões de médicos e enfermeiros para atendimentos de urgencia em todo o município.

Fiscalização

A Prefeitura Municipal, em parceria com o GPM de Acauã, mobilizou o efetivo policial para a fiscalização de possíveis descumprimentos dos decretos, tanto na zona urbana quanto na zona rural.

Na próxima quarta-feira (25/03/2020), está prevista a realização de abordagens educativas na localidade Posto Fiscal de Pipocas, divisa entre os estados do Piauí e Pernambuco, devido a grande rotatividade e aglomeração de caminhoneiros.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Portal Diário do Itaim | Notícias de Paulistana, Acauã, Dormentes, Jacobina e região