Na madrugada da última terça-feira (10), uma ação integrada da Força Tática do 20º BPM de Paulistana e do GPM de Acauã resultou na apreensão de animais silvestres e na condução de 05 homens suspeitos de caça ilegal na localidade Carnaíba, zona rural de Jacobina do Piauí.
De acordo com a Polícia Militar, a operação foi desencadeada após informações repassadas pelo serviço de inteligência, que indicavam a circulação suspeita de um veículo branco nas localidades de Japadinha e Carnaíba, região conhecida pela prática de caça ilegal.
Por volta das 3h, os policiais abordaram um Volkswagen Gol 1.0, de cor branca, em uma estrada carroçável. No veículo estavam cinco homens e, durante a vistoria, os militares encontraram seis tatus, sendo cinco vivos e um já abatido, além de três cães utilizados para caça.
Também foram apreendidos diversos materiais usados na captura dos animais, como pás, enxadecos, facão, foices, alicate de corte, lanternas, além de cinco aparelhos celulares. O veículo utilizado na ação também foi apreendido.
Segundo a PM, os suspeitos responderão por crime ambiental, conforme o artigo 29 da Lei nº 9.605/1998, que proíbe a caça de animais silvestres sem autorização, além de porte de arma branca, previsto no Decreto-Lei nº 3.688/1941.
Os envolvidos, juntamente com os animais e o material apreendido, foram encaminhados à 12ª Delegacia Regional de Polícia Civil, onde foram adotadas as medidas cabíveis. A Polícia Militar reforça que ações de combate aos crimes ambientais seguem sendo intensificadas na região.
Redação: Cidades em Foco

.jpeg)
.jpeg)


.jpeg)