Filho de agricultores, jovem de Acauã é aprovado no doutorado direto em Inteligência Artificial da USP

O estudante acauãnense Avelar Rodrigues de Sousa, de 20 anos, foi aprovado no doutorado direto da USP, na área de Inteligência Artificial - Processamento de Linguagem Natural. O resultado foi obtido na última terça-feira, 03 de fevereiro.


Avelar foi aprovado no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP, em São Carlos-SP. O jovem cursou o ensino médio no IFPI - Campus Paulistana e concluiu sua graduação no IFPI - Campus Picos.


É permitido cursar doutorado sem mestrado? Sim, a modalidade é conhecida como doutorado direto. Essa opção permite pular o mestrado e ir direto da graduação para o doutorado, ideal para quem tem excelente histórico acadêmico e forte experiência em pesquisa.

“Mais do que uma conquista pessoal, sinto que esse resultado representa a força da educação pública e das pessoas que acreditaram em mim durante essa trajetória. Venho do interior, de uma realidade simples, e por isso carrego muita gratidão. Espero que, ao fazer o doutorado, eu também possa me tornar a inspiração que tantas pessoas foram para mim ao longo desse caminho”, destacou Avelar Rodrigues.


O jovem acauãnense é filho de Aldemar José de Sousa e Josefa Julia Rodrigues, ambos trabalhadores rurais. Após a divulgação do resultado positivo, familiares e amigos de Avelar utilizaram as redes sociais para parabenizá-lo pela aprovação e desejar sucesso na nova trajetória acadêmica.


Essa história de sucesso é um exemplo de que, apesar das adversidades, é possível conquistar objetivos importantes com determinação, esforço e dedicação. O fato de ter vindo do interior e estudado em escolas públicas não impediu o estudante de buscar o conhecimento e se destacar em sua vida acadêmica.


USP é referência no ensino superior


A Universidade de São Paulo (USP) é a melhor instituição de ensino superior da América Latina, conforme ranking elaborado pelo Centro para Rankings Universitários Mundiais (CWUR), que analisou 2000 instituições em 2025.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem