A Prefeitura Municipal de Paulistana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu nos dias 22 e 23 de janeiro de 2026, um Mutirão de cirurgias de Catarata e Pterígio. A ação aconteceu na UBS da Lagoa e beneficou cerca de 230 pacientes das zonas urbana e rural.
A iniciativa busca ampliar o acesso a procedimentos oftalmológicos, com foco em atender pessoas que não têm condições de custear as cirurgias de forma particular ou de se deslocar a grandes centros urbanos para realizar o tratamento de Catarata ou Pterígio.
Os pacientes atendidos durante o mutirão já haviam passado por triagem no final do ano de 2025. Antes, durante e após o procedimento cirúrgico, todos tiveram suporte e orientação de equipes de saúde e receberam o kit com o colírio para o pós operatório e óculos de proteção solar.
"Eu agradeço primeiramente a Deus e depois ao mutirão aqui do município de Paulistana, pode ter trazido essa equipe. Estou muito satisfeito, estou enxergando o povo aqui tudinho, faziam quatro anos que eu não conseguia enxergar direito", destacou o Sr. Luís, um dos pacientes beneficiados com o mutirão.
A Secretária Municipal de Saúde, Tamara Tayná, também destacou a importância da ação: "é uma alegria acompanhar esse mutirão que beneficiou pacientes tanto da zona urbana quanto da rural, assegurando mais qualidade de vida com a recuperação da capacidade visual, para que eles possam enxergar melhor. Nossa gratidão ao Prefeito Osvaldo pelo apoio e a todas as equipes e profissionais que se dedicaram para que esta ação acontecesse".
A cirurgia de catarata é um procedimento oftalmológico simples, mas de grande impacto na vida dos pacientes, especialmente os idosos, que são maioria entre os atendidos. A cirurgia recupera a capacidade visual e os pacientes ganham mais autonomia, autoestima e qualidade de vida, além de reduzir o risco de quedas e acidentes.
Já a cirurgia de pterígio é fundamental para preservar a saúde ocular e a qualidade de vida do paciente, especialmente quando a lesão começa a avançar sobre a córnea, causando visão embaçada, ardor, vermelhidão e desconforto constante. Além de melhorar a acuidade visual, o procedimento previne complicações mais graves, como o astigmatismo induzido e a perda progressiva da visão.











