O território de Paulistana voltará a receber o Projeto AMEI, iniciativa do Instituto de Desenvolvimento do Nordeste (IDENE) em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI), voltada ao rastreio, prevenção e diagnóstico precoce do câncer.
Nos dias 24 e 25 de janeiro, o projeto disponibilizará novas vagas para atendimentos totalmente gratuitos, contemplando a população de todos os municípios do território. Além das novas consultas, o AMEI também marca o retorno das consultas de acompanhamento (retornos), ampliando a continuidade do cuidado aos pacientes já atendidos em edições anteriores.
Os atendimentos ocorrerão na Central de Diagnóstico, nos horários das 8h às 12h e das 14h às 17h, com serviços especializados no rastreio de câncer de pele, colo do útero e próstata, além da realização de exames diagnósticos, incluindo biópsias, quando indicadas pelos profissionais de saúde.
De acordo com Tamires Dantas, gerente assistencial do IDENE, o Projeto AMEI tem como foco a descentralização do acesso à saúde especializada, garantindo que a população do interior tenha acesso à prevenção e ao diagnóstico precoce de doenças graves, como o câncer.
Acesso aos atendimentos
Para ter acesso aos atendimentos, os pacientes devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu bairro ou município para encaminhamento ou, alternativamente, dirigir-se diretamente à Central de Diagnóstico, levando RG, CPF, Cartão do SUS e Comprovante de endereço.
A ação contará com uma equipe multiprofissional formada por médicos especialistas, incluindo dermatologista, ginecologista e urologista, além das equipes de coordenação e logística do IDENE, preparadas para acolher a população de Paulistana.
![]() |
| Foto: Reprodução/SESAPI |


