Em meio a transtornos com energia elétrica, Paulistana registra segunda maior temperatura do Brasil

A cidade de Paulistana, localizada na região sul do Piauí, registrou na última quarta-feira, 05 de novembro de 2025, uma das maiores temperaturas do país. O município alcançou 40,3°C, tornando-se a segunda cidade mais quente do Piauí e do Brasil no dia.


Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), que apontou Araçuaí-MG e Picos-PI no topo do ranking nacional, com 40,7°C. Logo em seguida aparecem Paulistana (PI), com 40,3°C, e Canto do Buriti (PI), com 40,2°C.

O climatologista Werton Costa explicou que o intenso calor faz parte do tradicional período de B-R-O-Bró, caracterizado pelas altas temperaturas e baixa umidade do ar no Nordeste. No entanto, ele prevê que o cenário deve mudar nas próximas semanas: “As temperaturas devem cair, com o surgimento das primeiras chuvas a partir da segunda quinzena de novembro. Por outro lado, as temperaturas não devem mais se elevar, pois já foi atingido seu ponto de pico”.


Todo esse calor em meio a mais uma crise no fornecimento de energia elétrica, com a população sofrendo com transtornos e prejuízos com queima de aparelhos. Durante a noite, sem ar condicionado e ventilador funcionarem, tem sido uma tarefa quase impossível conseguir ter uma boa noite de sono, o que gera problemas durante o dia de estudo ou trabalho.


Veja a lista dos 10 municípios mais quentes do Brasil nessa quarta-feira (6/11):


Araçuai (MG) – 40.7ºC

Picos (PI) – 40.7ºC

Paulistana (PI) – 40.3ºC

Canto do Buriti (PI) – 40.2ºC

Caicó (RN) – 40.1ºC

Valença do Piauí (PI) – 40.1ºC

Ibotirama (BA) – 40.0ºC

Seridó (Caicó) (RN) – 40.0ºC

Salgueiro (PE) – 39.9ºC

Carolina (MA) – 39.9ºC


Com informações do Cidade Verde

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem