A Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Diretoria de Atenção à Saúde Mental, realizou nesta terça-feira (25/02/2025), uma qualificação de promoção a saúde e prevenção do suicídio na região de saúde do território do Vale do Rio Itaim.
O evento aconteceu no auditório do CETI Lucinete Santana da Silva, em Paulistana-PI, e reuniu profissionais das áreas da saúde, educação, assistência social e segurança pública dos municípios que compõem o Vale do Itaim. A abordagem do tema central foi conduzida pela psicóloga e suicidologista Thátila Layane.
"Nossa proposta com esse curso visa, prioritariamente instrumentalizar os profissionais para o trabalho com pessoas em sofrimento extremo e com demandas de comportamento suicida. É uma estratégia já preconizada pela OMS e Ministério da Saúde sobre a importância da qualificação permanente das pessoas quanto à saúde mental, principalmente os profissionais que estão na rede de atenção, que são serviços que devem manifestar um apoio e cuidado especializado e humanizado", pontuou Thátila Layane.
Participaram da qualificação a Coordenadora de Prevenção ao Suicídio da DASM Jucilea Marinho, Secretária Municipal de Saúde de Paulistana Tamara Tayná e de representantes dos CAPS, hospitais, UBS, assistência social e do 20º Batalhão de Polícia Militar.
Devido a complexidade do comportamento suicida existe um grande desafio: a promoção e prevenção em saúde. Dentre tantas barreiras existentes, a falta de informação qualificada e manejo adequado para lidar com a demanda dos profissionais são impedimentos significativos para ações eficazes de cuidado.
Diante disso, verifica-se a importância de uma rede organizada de serviços que consiga, em seus fazeres diários, acolher as demandas evidenciadas e tendo seus profissionais sensibilidade, habilidade e articulação mínima na identificação dos fatores de risco e preditivos, tornando-se possível minimizar a prevalência do ato suicida em seus territórios.