Na última quinta-feira (18/07/2024), representando o município de Acauã, o Prefeito Paulo Sérgio participou da Plenária para o Plano de Segurança Pública do Piauí, realizada em Teresina, cuja finalidade é fomentar um diálogo aberto e participativo entre a sociedade e os órgãos públicos sobre os investimentos em segurança.
Além do Prefeito Paulo Sérgio, também marcaram presença no evento o representante do Grupamento de Polícia Militar de Acauã CB Humberto Vieira e o Vereador Aristeu Barbosa (representando o Poder Legislativo Municipal).
Na oportunidade, a gestão também contou com a participação de Jorge e Francisco, que deverão integrar, em breve, a Guarda Municipal. Os equipamentos e fardamentos já foram providenciados e, num futuro breve, a Secretaria de Estado da Segurança Pública promoverá um treinamento para todos que integrarão a instituição em Acauã.
"É um momento de grande importância para todos, uma oportunidade de conhecermos um pouco melhor o funcionamento da segurança pública no nosso estado e visualizar como estão sendo usados os recursos destinados a essa área. Também é um momento para buscarmos soluções e, no caso do nosso município, estarmos buscando parcerias, conhecimento e modelos para a implantação da Guarda Municipal", destacou o Prefeito Paulo Sérgio.
A Plenária para o Plano de Segurança Pública do Piauí aconteceu durante todo o dia e foi destinado para representantes dos doze Territórios do Desenvolvimento do Estado, sendo eles: representantes das Prefeituras Municipais, Câmaras Municipais, deputados estaduais, federais e senadores.
Na ocasião, foram apresentados os dados da Segurança no Piauí e o Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social. Além disso, foram realizadas exposições das Forças de Segurança Pública e ações de saúde, incluindo enfermagem, fisioterapia, nutrição e saúde mental.
A Plenária também é uma oportunidade ímpar para ouvir as demandas da sociedade, discutir as estratégias de segurança e alinhar as ações que serão implementadas nos próximos anos. Nesta sexta-feira (19), a programação tem continuidade, tendo como púbico alvo os gestores estaduais e representantes do Tribunal de Justiça do Piauí, Ministério Público e Defensoria Pública do Estado.