Em janeiro, Agricultura de Jacobina do Piauí entrega 600 kg de sementes e assegura Garantia Safra

A Prefeitura Municipal de Jacobina do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, realizou durante o mês de janeiro, a entrega de 600 kg de sementes e assegurou a contribuição municipal do Programa Garantia Safra para cerca de 900 agricultores, uma forma de incentivar o desenvolvimento da produção local.

Em parceria com a Secretaria de Assistência e Defesa Agropecuária do Estado (SADA), foram distribuídos 300 kg de sementes de milho e 300 kg de sementes de feijão, sendo beneficiadas as associações de Flor de Mandacaru, ⁠Baixio da Bela Vista, ⁠Assentamento Terra Prometida, Quilombola Maria, Quilombola Campo Alegre, ⁠Morro de Dentro, ⁠Riacho do Calu, ⁠Quilombola Chapada e Volta do Cascudo, além de mais alguns agricultores individuais.

"Assim como em anos anteriores, a Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com o Governo do Estado, distribuiu essas sementes aos agricultores, possibilitando o plantio dessas culturas predominantes aqui na região, que é o milho e feijão. Esse ano destacamos que conseguimos fazer essa entrega com um pouco mais de antecedência, garantindo a época das chuvas, que é o período ideal para o plantio", enfatizou Edcácio Rodrigues, Secretário Municipal de Agricultura.


Garantia Safra 2023/2024

Durante o mês de janeiro de 2024, a Secretaria Municipal de Agricultura também realizou a entrega dos boletos do Programa Garantia Safra aos cerca de 900 agricultores(as) classificados(as) para o eventual recebimento do benefício.


O Secretário Edcácio destacou o compromisso da gestão em cumprir com a contribuição do município: "A Secretaria sempre atua no cuidado com a regularização documental dos agricultores para que consigam se inscrever no programa, tanto quanto no próprio cadastro. Avaliamos como de grande importância o programa para nossos agricultores, apesar de querermos muitas chuvas e grandes produções".


No referido programa, em caso de perca de safra, o agricultor recebe um valor de 1.200 reais. Para isso, o mesmo contribui com 2% do valor do benefício, enquanto o município disponibiliza 6%, já o estado 12% e a União, no mínimo, 40% por beneficiário que adere ao Garantia Safra.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Portal Diário do Itaim | Notícias de Paulistana, Acauã, Dormentes, Jacobina e região