A Prefeitura Municipal de Jacobina do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, realizou durante o mês de janeiro, a entrega de 600 kg de sementes e assegurou a contribuição municipal do Programa Garantia Safra para cerca de 900 agricultores, uma forma de incentivar o desenvolvimento da produção local.
Em parceria com a Secretaria de Assistência e Defesa Agropecuária do Estado (SADA), foram distribuídos 300 kg de sementes de milho e 300 kg de sementes de feijão, sendo beneficiadas as associações de Flor de Mandacaru, Baixio da Bela Vista, Assentamento Terra Prometida, Quilombola Maria, Quilombola Campo Alegre, Morro de Dentro, Riacho do Calu, Quilombola Chapada e Volta do Cascudo, além de mais alguns agricultores individuais.
"Assim como em anos anteriores, a Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com o Governo do Estado, distribuiu essas sementes aos agricultores, possibilitando o plantio dessas culturas predominantes aqui na região, que é o milho e feijão. Esse ano destacamos que conseguimos fazer essa entrega com um pouco mais de antecedência, garantindo a época das chuvas, que é o período ideal para o plantio", enfatizou Edcácio Rodrigues, Secretário Municipal de Agricultura.
Garantia Safra 2023/2024
Durante o mês de janeiro de 2024, a Secretaria Municipal de Agricultura também realizou a entrega dos boletos do Programa Garantia Safra aos cerca de 900 agricultores(as) classificados(as) para o eventual recebimento do benefício.
O Secretário Edcácio destacou o compromisso da gestão em cumprir com a contribuição do município: "A Secretaria sempre atua no cuidado com a regularização documental dos agricultores para que consigam se inscrever no programa, tanto quanto no próprio cadastro. Avaliamos como de grande importância o programa para nossos agricultores, apesar de querermos muitas chuvas e grandes produções".
No referido programa, em caso de perca de safra, o agricultor recebe um valor de 1.200 reais. Para isso, o mesmo contribui com 2% do valor do benefício, enquanto o município disponibiliza 6%, já o estado 12% e a União, no mínimo, 40% por beneficiário que adere ao Garantia Safra.