Acauã está entre os 08 municípios do Piauí que alcançaram nota máxima nos indicadores de Saúde em todos os quadrimestres de 2023

O Ministério da Saúde divulgou, na última quarta-feira (31/01/2024), o resultado da avaliação do Previne Brasil referente ao 3º quadrimestre de 2023, compreendendo o período entre os meses de setembro a dezembro. Por mais uma vez, o município de Acauã alcançou a nota máxima, sendo destaque no topo dos rankings.


Com o resultado, Acauã ficou entre os 08 municípios do Piauí que atingiram a nota máxima (10,0) em todos os quadrimestres do ano de 2023. Além de Acauã, também alcançaram o feito: Belém do Piauí, Demerval Lobão, Dom Inocêncio, Floresta do Piauí, Guadalupe, São Francisco de Assis e Sebastião Leal.

Municípios do Piauí que atingiram nota máxima nos 03 quadrimestres

A nota máxima no Indicador Sintético Final (ISF), que voltou a se repetir, é fruto de um trabalho conjunto entre Secretaria, Unidades de Saúde, equipes e profissionais, além da gestão municipal, que dá todo o suporte para a melhoria e evolução da rede municipal de saúde de Acauã.

O Programa Previne Brasil leva em consideração sete indicadores: proporção de gestantes com seis consultas pré-natal, proporção de gestantes com exames para sífilis e HIV, proporção de gestantes com atendimentos odontológicos realizados, proporção de mulheres com coleta de citopatológico, cobertura vacinal contra diversas doenças, proporção de pessoas com hipertensão com consulta e pressão arterial aferida e proporção de diabéticos com consulta e solicitação de hemoglobina glicada.


Criado em 2019, o programa pretende ampliar o acesso aos serviços primários, a porta de entrada do SUS, e aproximar a comunidade das equipes de Estratégia de Saúde da Família. Isso significa que, quanto mais a população é acompanhada nas UBSs, melhores são as estatísticas de atendimento e o município receberá mais recursos para a melhoria dos serviços da rede.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Portal Diário do Itaim | Notícias de Paulistana, Acauã, Dormentes, Jacobina e região