A Polícia Militar do Piauí realizou, na manhã deste sábado (02/12/2023), a instalação da unidade da Patrulha Maria da Penha e a entrega da viatura lilás para a cidade de Paulistana. Na ocasião, também foram entregues 03 caminhonetes para GPMs da região. A solenidade aconteceu no auditório do CETI Lucinete Santana da Silva.
A referida unidade tem o objetivo de cumprir integralmente as medidas protetivas impostas pela Justiça e garantir a segurança e a integridade de mulheres que sofrem com agressões, ameaças ou outros atos relacionados a violência doméstica e familiar.
“A Patrulha Maria da Penha conta com policiais devidamente capacitados e preparados para as ocorrências de violência doméstica e o acompanhamento das medidas protetivas de urgência. Hoje, aqui em Paulistana, estivemos entregando a viatura lilás, trazendo mais qualidade no serviço a ser prestado à população dessa região”, ressaltou a Major Leoneide, Comandante Geral da Patrulha.
A solenidade contou com a presença do Comandante Geral da PM-PI Coronel Scheiwann Lopes, Comandante do 20° BPM Tenente-Coronel Félix, Prefeitos Joaquim da Farmácia (Paulistana), Paulo Sérgio (Acauã) e GD Oliveira (Jacobina), Ex-prefeito de Acauã Molão, Vice-prefeito de Paulistana Carlos de Liberato, Presidente da Câmara Municipal de Paulistana Rubmário do Alto Vistoso, Representante da União de Mulheres Fátima Vieira e outras autoridades policiais e civis da região.
"Cada uma de nós mulheres, nos comovemos diante das situações de agressões, ameaças e do alto índice de feminicídios. Nós sabemos que esse tipo de violência destrói a vida de famílias inteiras. Gostaria de parabenizar a Polícia Militar pela iniciativa, é um bom começo para lutarmos pelo fim desse mal e honrarmos tantas mulheres que já se foram aqui em Paulistana e em todo o estado", destacou Fátima Vieira, representante da União de Mulheres de Paulistana (UMP).
Conforme informações do 20º Batalhão de Polícia Militar e da Polícia Civil, os índices de ocorrências relacionadas a violência doméstica na região de Paulistana são alarmantes, inclusive, sendo registrado um caso de feminicídio na última terça-feira (28/11), no Bairro Triângulo.
"Estamos descentralizando esse serviço importante, fundamental para o Piauí na proteção das nossas mulheres. Estamos aqui entregando a viatura e implantando o serviço na região de Paulistana. É um atendimento humanitário, onde vamos acolher essa mulher que fez a denúncia de violência. Por isso é importante que toda mulher se encoraje, nosso objetivo é salvar vidas", pontuou o Comandante Geral da PM-PI Coronel Scheiwann Lopes.