Na tarde do próximo sábado (14/10/2023), a população dos municípios da microrregião de Paulistana serão privilegiados com uma considerável visibilidade do eclipse anular do sol, um dos fenômenos astronômicos mais aguardados dos últimos anos, que ocorre quando a Lua se alinha entre a Terra e o Sol.
Como a sombra da Lua não cobrirá totalmente o Sol, será criado um "anel de fogo" no céu. Os municípios de Acauã, Betânia, Jacobina do Piauí, Paulistana e Queimada Nova ficam numa área próxima a faixa de anularidade, onde será possível observar o eclipse perto da sua totalidade.
Este será o ponto alto do eclipse anular na região de Paulistana, segundo o Time and Date |
Nesta região, o percentual de observação do eclipse anular será de 88,33%, ou seja, a lua ficará bem próximo de cobrir totalmente o sol e formar o anel de fogo. O fenômeno está previsto para iniciar às 15h24, sendo que o seu ponto alto será por volta das 16h40. O término, quando a lua descobre o sol, será em torno das 17h38. As previsões são do Time and Date.
Cuidados ao acompanhar o eclipse solar anular
Importante mencionar que a previsão para amanhã (14) é de tempo firme, sol com algumas nuvens e máxima de 35º C, o que pode contribuir para a visualização do fenômeno. Para observar o eclipse, alguns cuidados devem ser tomados, como:
- Não olhar diretamente para o Sol, ainda que ele esteja parcialmente coberto
- Óculos escuros convencionais não devem ser utilizados
- Os únicos óculos recomendados consistem naqueles que possuem certificação de qualidade ISO 12312-2 (devem ser adquiridos de fornecedores confiáveis para evitar falsificações)
- Utilizar um filtro de soldador número 14
- Ver através de imagens realizadas por meio de câmeras ou celulares com lentes especiais