Sem registro de ocorrências graves, balanço da Operação EXPOACAUÃ é divulgado pela PM

O Grupamento Policial Militar da cidade de Acauã-PI divulgou, na manhã desta quarta-feira (17/05/2023), o balanço da Operação realizada durante a XII EXPOACAUÃ e XIX Festa do Vaqueiro, tradicional feira de exposição de caprinos e ovinos, que ocorreu entre os dias 12 e 14 de maio. 


Durante o evento, foi registrado um grande fluxo de pessoas e veículos, o que foi pauta da estratégia adotada pela Polícia Militar com objetivo de coibir ações delituosas, com ênfase para crimes contra o patrimônio, como roubo ou furto de veículos e celulares. 

A estratégia montada contou, além do policiamento do GPM local, com o apoio do POG e da Força Tática da 1ª CIA/20° BPM e da Polícia Civil de Paulistana-PI. A Polícia Militar contou ainda com o suporte de câmeras de segurança instaladas em todo perímetro da festa e nas adjacências.


Durante a realização do evento, a PM interveio em situações pontuais, como o flagrante de um nacional portando arma branca, do tipo peixeira, no pátio da EXPOACAUÃ, além de pequenas situações de desinteligência envolvendo pessoas com os ânimos exaltados pelo consumo de bebidas alcoólicas, que foram de imediato resolvidas.

Chegou ao conhecimento da polícia, através das redes sociais, de que uma pessoa de outro município anunciava que seu smartphone teria sido subtraído durante a festa, no entanto, os órgãos policiais não foram comunicados oficialmente. Os policiais contactaram essa pessoa para obter mais informações, e esta relatou que o celular estava ainda conectado à internet, após 48h do suposto fato, e a mesma não soube informar os dados para que pudesse ser feito o rastreio do equipamento. 


Outro fato isolado ocorreu com outra pessoa, também de outro município, que informou à Polícia, já na tarde do dia seguinte ao ocorrido, que exagerou na bebida durante a festa, ficou desacordado, e chegou em casa sem o seu aparelho celular, sem se lembrar do que teria ocorrido. 

Na manhã do dia 16 de maio, já na fase da desmontagem da estrutura da festa, o GPM foi informado da subtração de um roteador modelo Access Point, avaliado em mais de dois mil reais, de propriedade de um provedor de internet, que estava instalado no camarim do palco. De imediato, a equipe diligenciou e pode identificar o suspeito através de imagens de câmeras de segurança, que foi preso em flagrante e o aparelho recuperado. O acusado é do estado do Ceará e prestava serviços na montagem e desmontagem da estrutura.


"O GPM de Acauã agradece a todos que vieram à EXPOACAUÃ, sejam os moradores do nosso município ou de cidades e estados vizinhos, que vieram com o espírito de brincar e curtir a programação do evento. Não é à toa que tivemos o maior público já registrado em uma festa na cidade de Acauã-PI", destacou o relatório da PM.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Portal Diário do Itaim | Notícias de Paulistana, Acauã, Dormentes, Jacobina e região