Incra reconhece território quilombola no município de Queimada Nova

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) reconhece e declara como terras da Comunidade Remanescente de Quilombo Sumidouro, área de 932 mil hectares no município de Queimada Nova, no Piauí. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (26/05).


Conforme o Incra, a ocupação da área com os primeiros moradores data de 1861, atualmente a comunidade é formada por 23 famílias, aproximadamente 115 pessoas. São pequenos agricultores que não possuem a propriedade efetiva da terra, mas a posse por herança.


“A sede da Associação Quilombola Sumidouro está localizada na Casa Grande, pertencente à família que deu origem ao lugar. O local é considerado o centro da comunidade”, contou o antropólogo do Incra-PI, Marco Antônio de Melo Carvalho.


As casas dos quilombolas são construídas de adobe, cobertas de telhas, sem reboco e com piso de pedras. A Sumidouro está situada numa área pedregosa, rodeada de morros e serras, tendo como vegetação predominante a caatinga, com a presença de aroeiras, juazeiros, umbuzeiros, mandacarus, pereiros, paus d’arco, umburanas e marmeleiros. Algumas plantas são de grande importância para a vida dos moradores, que as utilizam na medicina caseira e na construção de casas e cercas.


Os pequenos agricultores trabalham no cultivo de milho, feijão, algodão, mandioca, melancia, mamona, abóbora e capim, bem como na criação de aves, suínos, ovinos e caprinos. No Sumidouro, há três olhos d’água e poços naturais, com água de boa qualidade. A comunidade tem um poço tubular e 11 cisternas.


Fonte: G1 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Portal Diário do Itaim | Notícias de Paulistana, Acauã, Dormentes, Jacobina e região