Cavalgada da XII EXPOACAUÃ e XIX Festa do Vaqueiro reúne cerca de 600 vaqueiros e movimenta domingo em Acauã

No último domingo, 14 de maio, aconteceu a XIX Festa do Vaqueiro em Acauã. O evento realizado pela Prefeitura Municipal acontece junto a XII ExpoAcauã – exposição de ovinos e caprinos do município.


Cultura, fé e tradição marcaram a Festa do Vaqueiro, evento que acontece há 19 anos no município, evidenciando e valorizando o vaqueiro, que é figura forte, tanto em Acauã, como em toda a região. O evento teve início logo pela manhã, com a concentração dos vaqueiros no povoado Baraúnas, zona rural do município, movimentando a comunidade durante quase todo o dia.

Em meio à manifestação cultural, o público curtiu o show de Sidinho do Acordeon, bem como apreciou músicas, poesias e aboios. Este ano o evento registrou mais um recorde, com a participação de 600 vaqueiros. Além dos vaqueiros, a festa foi prestigiada pela população em geral e autoridade municipais.


O prefeito Paulo Sérgio, falou da satisfação pelo sucesso da ExpoAcauã e por todas as conquista da gestão. “Vamos continuar o ritmo de trabalho, buscando fazer mais por Acauã, priorizando todas as áreas, com um olhar voltado para as necessidades da população, colocando Acauã em evidência pelo trabalho de resultados em prol da cidade e do povo”, afirmou.

Ele ainda destacou a importância da Festa do Vaqueiro. “A cavalgada é histórica em nosso município, uma tradição mantida a dezenas de anos, e a cada edição só melhora, assim como a festa ontem quebrou recorde, a cavalgada não é diferente, uma cultura importante em nosso município, que vem lá de trás e que estamos e vamos dar continuidade, valorizando a nossa cultura”, disse o prefeito.


O assessor Molão, falou sobre a festa do vaqueiro, frisando a sua importância, bem como elencou várias melhorias realizadas no município, como obras de infraestrutura na cidade e em comunidades rurais.

“Umas das importante melhorias, que o município está recebendo é a obra de asfaltamento da estrada que liga a BR 407 ao povoado Baraúnas, a qual está em fase de conclusão. “Essa obra era um sonho nosso e do povo. Uma obra importante que vai melhorar a trafegabilidade. Então estou muito feliz pela melhoria”, disse.


Ao meio dia, foi servido o almoço para os vaqueiros na escola Francisco Anselmo. Em seguida os vaqueiros se organizaram para a cavalgada. O percurso foi de mais de 6km, saindo do povoado com destinado a sede de Acauã.

A cavalgada reuniu vaqueiros de Acauã e de cidades de toda a região, e foi animada por Clesinho Aboiador, Antônio Neto e aboiadores da região, que seguiram à frente do vaqueiros em um carro de som (trio).

Durante a percurso foram realizadas duas paradas. Uma para entrega de um kit com camisa e boné para os vaqueiros. E na outra aconteceu a entrega de água e refrigerante para os mesmos.


Na entrada da cidade, os vaqueiros foram recepcionados por um grande número de pessoas, que aguardavam pela passagem da cavalgada, que seguiu pela principal avenida da cidade. 

A cavalgada encerrou em um terreno (próximo a delegacia). No local, aconteceu a Missa do Vaqueiro, celebrada pelo padre Ismael Holanda, pároco local. A Santa Missa foi marcada por momento de orações e homenagens aos vaqueiros.


A porta-bandeira na cavalgada é a senhora Maria da Conceição Coelho de Macedo, mais conhecida como Ceição Vaqueira, de 75 anos. Alegre, comunicativa, ela é figura presente e marcante da Festa do Vaqueiro de Acauã. “Das 19 edições da Cavalgada, eu participei de 15”, disse ela, demostrando orgulho e felicidade em poder participar de mais uma edição.

A vaqueira toda trajada, ao qual alguns acessórios foram produzidos por ela mesma, veio da cidade de Betânia do Piauí. Ceição, que participa ativamente, tanto da cavalgada, como da missa, relata umas das vezes que não participou do evento. “Uma das vezes que falhei, comprei até um selote novo, e no dia de viajar peguei a dengue, nesse dia eu chorei muito”, disse ela.


“Participo sempre, porque gosto muito, faz parte da minha natureza”, frisou ela, afirmando que atualmente vem para cavalgada de carro, mas antigamente vinha a cavalo. “Antes a gente vinha por terra, montada, saía de madrugada e chegava de volta em casa fora de hora. Meu genro tem uma D20, agora venho de carro”, finalizou.

Após a missa, o assessor Molão, se pronunciou. “Quero agradecer a participação de todos nessa festa, que a cada edição cresce mais, e que a gente busca melhorar mais a cada ano. O vaqueiro é figura importante para nós e vamos sempre manter e valorizar essa cultura em nosso município”, disse.


A Festa do Vaqueiro, que visa reverenciar a figura importante da cultura sertaneja,  encerrou com o sorteio de brindes e de valores em dinheiro.

Diversas autoridades prestigiaram a Festa do Vaqueiro. Além do prefeito de Acauã Paulo Sérgio, do vice-prefeito Gustão, o assessor Molão, vereadores, secretários municipais e autoridades de cidades vizinhas. O prefeito de Jacobina GD, a primeira-dama Vera Oliveira e o vice-prefeito Vanderlei Carvalho também prestigiaram o evento.


Veja abaixo todas as fotos (CLIQUE EM UMA FOTO PARA ABRIR E BAIXAR):









































































































































































Redação: Cidades na Net

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Portal Diário do Itaim | Notícias de Paulistana, Acauã, Dormentes, Jacobina e região