Divulgação de Fake News sobre Massacre gera pânico e medo em moradores da cidade de Acauã

Moradores da cidade de Acauã-PI ficaram apavorados, na tarde desta segunda-feira (10/04/2023), com a divulgação de uma imagem de um suposto criminoso armado que adentraria a Unidade Escolar Antônio Rodrigues Filho para a prática de um massacre.


Diante das inúmeras mensagens e do desespero por parte de pais e mães de alunos, o comandante do Grupamento de Polícia Militar de Acauã, Cabo Humberto Costa, gravou um vídeo para tranquilizar a população, alertando que trata-se de mais um caso de Fake News.

"Nós não vamos confiar, vamos reforçar a ronda policial nos arredores das escolas, mas a imagem compartilhada é uma Fake News. A partir do momento que a Delegacia de Polícia Civil solicitar, a PM estará abastecendo com prints e mensagens das pessoas que estavam divulgando essas mentiras", alertou Humberto.


O Policial ainda reforçou: "essa foto desse jovem com essa pistola é mentira, é uma Fake News, foi tirado uma print da imagem de uma outra situação, estão tentando aproveitar para aterrorizar a cidade"

A divulgação da imagem coincide com um período de tensão após ataques e invasões de escolas em Santa Catarina e São Paulo. Aproveitando a situação de medo, casos de Fake News relacionados à massacres tem aumentado no Piauí e em todo o Brasil. 


Em solo piauiense, as Secretarias Estaduais de Educação e Segurança Público tem trabalhado para combater as Fake News, assim como articulando uma rede protetiva para as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, além da criação de um plano para fomentar a Cultura de Paz nas Escolas (leia a nota na íntegra nas imagens).

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Portal Diário do Itaim | Notícias de Paulistana, Acauã, Dormentes, Jacobina e região