Reportagem da afiliada da TV Globo mostra produção de queijo manteiga em Jacobina do Piauí

Uma reportagem do programa Clube Rural da TV Clube, mostrou a produção de queijo no interior do munícipio Jacobina do Piauí, distante 453 km da capital, Teresina. Com o período de quaresma, a produção aumenta e gera mais renda para as famílias.

A reportagem acompanhou a rotina da produtora rural, Sildeni Carvalho, que acorda ainda na madrugada para retirar o leite das vacas e iniciar a produção de queijo. “Minha rotina é bem acelerada, levanto as 4h da manhã e vou para curral tirar leite, que leva em média de 40 minutos a 1h, para terminar”, explica Sildeni.

Toda a produção de leite, em torno de 40 litros por dia, é utilizada para fazer queijo. O processo inicia com a coalhada pronta e escorrida, depois a mesma é passada em uma peneira. Após peneirada, a coalhada é colocada em uma panela junto com leite e levada ao fogo para cozimento. Em seguida, é retirada o soro em um pano (em formato de rede).

O processo de produção leva entre 4 e 5 horas. Na última etapa da produção, a massa após ser passada na rede, retorna ao fogo para retirar toda a umidade. Por fim, é adicionado sal e manteiga da terra na massa, que quando começar a grudar na panela é sinal que o queijo está pronto.

Sildeni Carvalho, que reside na comunidade, salgadinha, interior de Jacobina, produz por semana em média 20 quilos de queijo, a qual cada quilo é vendido por 25 reais, renda que ajuda no sustento da família. “A gente vive da roça e o queijo é uma ajuda boa, porque a gente tem uma produção boa”, disse.

Ainda conforme mostra a reportagem, na região, o período da quaresma aquece o mercado de produtos derivados do leite a qual o mais procurado é o queijo caseiro, também conhecido como queijo manteiga.

Josimar Rodrigues, que também é produtor, disse que no munícipio de Jacobina do Piauí, tem vários produtores de leite, que também produz o queijo. “Nosso queijo já é famoso e tem um consumo maior nessa época da quaresma até chegar a semana santa, e, as vezes, os produtores nem dão conta da alta quantidade de encomendas que tem no município e, é uma renda extra que a agricultura familiar tem”, afirmou.

Sildeni relata que faltando entre 20 e 30 dias para semana santa, já começa as encomendas. “A gente acelera mais o processo e dá uma aumentada na produção para dar conta das encomendas”, finalizou. Assista a reportagem completa abaixo:

Redação: Cidades na Net

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Portal Diário do Itaim | Notícias de Paulistana, Acauã, Dormentes, Jacobina e região