Projeto do 4º Festival Nacional da Juventude Rural é apresentado na Câmara Municipal de Acauã

Durante Sessão Ordinária realizada na noite da última sexta-feira (17/03/2023), a Secretária de Jovens do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Acauã, Valdejane Rodrigues, apresentou o projeto do 4º Festival Nacional da Juventude Rural, em Brasília-DF.


O evento, previsto para acontecer entre 25 a 27 de abril, deverá reunir cerca de cinco mil jovens rurais de todos os estados do Brasil. A ideia é que uma comitiva represente o município de Acauã participando do Festival e, diante disso, a diretoria está pedindo apoio para que a viagem se concretize.


"Durante os 3 dias de evento, os jovens participarão de debates políticos, oficinas formativas, apresentações culturais e de uma marcha reivindicatória na Esplanada dos Ministérios, além de terem a oportunidade de troca de experiências com pessoas de várias partes do Brasil", enfatizou Valdejane durante a apresentação.


Estavam presentes na Sessão Ordinária os Vereadores Lomanto Costa (Presidente da Câmara Municipal de Acauã), Amadeus Rodrigues, Ana Maria, Aristeu Barbosa, Chaguinha Rodrigues, Isa Rodrigues, Manelim Peso Pesado e Osmar Barbosa. 


Causas do 4ª Festival Nacional da Juventude Rural

A juventude rural é um dos setores da sociedade brasileira mais atingidos pelos cortes orçamentários consequentes da Emenda Constitucional 95/2016, que têm esvaziado políticas públicas importantes para a agricultura familiar, políticas de educação do campo, ensino superior, comercialização da produção, acesso à terra, assistência técnica e extensão rural e outras políticas fundamentais para a permanência digna no campo, como cultura, esporte, lazer e trabalho. 


Além disso, a pandemia do Corona vírus agravou as crises sociais e econômicas e aumentou o êxodo rural: entre 2018 e 2020, 780 mil jovens saíram com campo para as cidades, de acordo com os números das PNADs 2018 e 2020. Outro fator de agravamento da situação rural e da produção de alimentos e abastecimento de água é a política ambiental destrutiva e os ataques à floresta, à soberania nacional com um amplo programa de privatizações e desrespeito a questões indígenas e quilombolas.


Por essas razões, o 4º Festival Nacional da Juventude Rural tem como tema “Juventude Rural, Semeando Resistência e Cultivando um Mundo Novo!”. A organização tem o objetivo de defender a preservação e recuperação do meio ambiente, o incentivo à agroecologia, a educação do campo, a geração de trabalho e renda, o respeito às diversidades, o acesso a tecnologias de comunicação no campo e pela reconstrução das políticas públicas para o fortalecimento da agricultura familiar e sucessão rural.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Portal Diário do Itaim | Notícias de Paulistana, Acauã, Dormentes, Jacobina e região