Plenária Municipal de Saúde em Jacobina discute políticas públicas para a melhoria do SUS

Com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”, foi realizado nesta quarta–feira, 29 de março, a Plenária Municipal de Saúde, no município de Jacobina do Piauí.


A Plenária é parte das etapas de preparação para a Conferência Estadual de Saúde e, posteriormente, a Conferência Nacional de Saúde, que visa discutir os desafios e avanços da saúde pública.

O evento sediado na Câmara Municipal, realizado pela Prefeitura de Jacobina, através do Conselho Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de Saúde, reuniu gestores públicos, conselheiros municipais, trabalhadores do setor e usuários do SUS.

Na abertura do evento, o secretário de Saúde, Gilmar Carvalho, disse que a participação da comunidade é fundamental para ampliar as discussões sobre a saúde pública e para se estabelecer as prioridades e demandas locais. “A Plenária Municipal da Saúde é um momento importante pois permite a troca de conhecimentos, além de contribuir para o avanço da saúde pública no município com a criação das diretrizes para a melhor desenvolvimento do setor de saúde”.

Para subsidiar os participantes na elaboração das propostas, a enfermeira Katia Porto, ministrou a palestra magna da Plenária, que abordou sobre o tema central – “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia” – e os quatro eixos temáticos.

Sendo os eixos – O Brasil que temos. O Brasil que queremos; O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; e Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.

Em seguida, os participantes foram divididos em grupos de trabalho e elaboraram diversas propostas voltadas para a ampliação e melhoraria dos serviços de saúde oferecidos para a população. As sugestões foram compartilhadas com os demais na plenária final.

Todas as propostas apresentadas foram aprovadas pelos participantes e serão encaminhadas para a etapa macrorregional. Ao final, o município elegeu os delegados (titulares e suplentes), que vão representar Jacobina do Piauí na etapa macrorregional.


O evento contou com as presenças do presidente da Câmara, vereador Elis Campos, do vereador Dedé, dos secretários municipais Gilmar Carvalho (Saúde), Leidselma Rodrigues (Transportes), Geeldo Silva (Administração), Rejane Sousa (Assistência Social), Edilene Paula (Educação), Gerson Miranda (Meio Ambiente) e Chico Abreu (Juventude), dentre outros.


Confira mais fotos do evento (CLIQUE EM UMA IMAGEM PARA ABRIR E BAIXAR):















Fonte: Cidades na Net

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Portal Diário do Itaim | Notícias de Paulistana, Acauã, Dormentes, Jacobina e região