Paulistana promove I Plenária Municipal de Saúde e discute garantia de direitos e defesa do SUS e da vida

Com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia - Amanhã vai ser outro dia”, o município de Paulistana-PI realizou na última quarta-feira (15/03/2023), a I Plenária Municipal de Saúde. O evento aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores.


A Plenária, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, contou com a presença da Secretária Municipal de Saúde Andressa Jordanne, do Presidente da Câmara Rubmário do Alto Vistoso, dos Vereadores Dr. Tadeu e Zirlândio, do Presidente do CMS Hermeson Breno, além dos profissionais que compõem a saúde do município.

"Convocados pelo Poder Executivo e pelo Conselho Municipal de Saúde, as conferências tem como objetivos principais avaliar a situação da saúde e propor diretrizes para a formulação de políticas públicas de saúde nos três níveis de gestão", destacou Andressa Jordanne, Secretária de Saúde de Paulistana.


A palestra e as discussões promovidas durante o evento foram comandadas pelo Prof. Dr. Emídio Matos, que é 1º Secretário do Conselho Estadual de Saúde (PI), membro do NESP/UFPI e Coordenador do Grupo Interprofissional de Pesquisa em Saúde do Idoso.

"Estamos aqui em Paulistana, representando o Conselho Estadual de Saúde e a UFPI, para a gente discutir a saúde como um direito e defender o SUS. Agradecemos o convite, o nosso objetivo é sempre fazer uma grande discussão, aqui nesse município, para levarmos ideias e proposições para a Conferência Estadual de Saúde", enfatizou o Prof. Dr. Emídio Matos.


A etapa municipal das conferências de saúde, que acontecem a cada quatro anos, é um dos mais importantes espaços de diálogo entre governo e sociedade para a construção das políticas públicas do Sistema Único de Saúde. Diversas propostas foram apresentadas para aprovação antes de serem inseridas no Plano Municipal de Saúde, que será apresentado na etapa estadual e, posteriormente, no Distrito Federal, previsto para acontecer em maio de 2023.

As propostas elaboradas pelos profissionais presentes no evento seguiram os eixos temáticos: "O Brasil que temos, o Brasil que queremos", "O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas", "Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia" e "Amanhã será outro dia para todos, todas e todes".

Após a aprovação das propostas elaboradas na Plenária Municipal de Saúde de Paulistana, foram eleitos os delegados que representarão o município na Conferência Estadual de Saúde. Inicialmente, representando os usuários, foram escolhidos Maria Aparecida, Tiago Moura, Maria Lopes e Roberval Santos.


Na sequência, entre os profissionais de saúde, foram eleitos Marta Cibelle e José Marcos, como representantes paulistanenses. Por fim, Hermeson Breno e Jeanne foram escolhidos para a representação dos gestores/prestadores de saúde.


Confira abaixo todas as fotos (CLIQUE EM UMA IMAGEM PARA ABRIR E BAIXAR):


























































Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Portal Diário do Itaim | Notícias de Paulistana, Acauã, Dormentes, Jacobina e região