Operação do 20º BPM erradica 100 mil pés de maconha na zona rural de Paulistana

Na manhã do último sábado (18/03/2023), por volta das 6h, deu-se início a uma operação policial comanda pelo Major Félix, Comandante do 20° Batalhão Policial de Paulistana, envolvendo policiais dos GPM de Acauã, Queimada Nova e a Força Tática, que resultou na localização de um plantio aproximado de 100 mil pés de cannabis sativa (maconha) em uma área de aproximadamente 20.000m² (2ha). 


A ação policial aconteceu na Localidade Caldeirãozinho, região do Povoado Serra Vermelha, zona rural do município de Paulistana, região onde mais se plantou maconha no Piauí nas décadas de 80 e 90. No local ainda foram encontrados 100 quilogramas da erva pronta para o consumo.

Na dinâmica do cultivo ilegal encontrado pode ser observado que os infratores, além de serem pessoas habituadas com a região, fazem uso de técnicas para facilitar a fuga numa possível ação da polícia, a exemplo do uso de cachorros como "alerta" para identificar a presença de estranhos nas proximidades.

Ainda segundo informações repassadas pela Polícia, as condições climáticas foram adversas, fortes chuvas caíram na região, dificultando a chegada dos policiais na plantação, o que fez com que não fosse possível a prisão dos cultivadores. No entanto, foram encontrados documentos pessoais de um homem que estaria no local e teria fugido no momento da chegada das equipes.

É oportuno ressaltar que o proprietário do imóvel rural já se encontra recluso no sistema prisional acusado do cometimento de outros crimes. A plantação ilegal de  maconha estava sendo irrigada do açude público construído pelo DNOCS na referida localidade e possuía uma linha de produção moderna, dividida em ciclos, com viveiro de mudas, plantas novas, adultas e material pronto para o consumo.


A Polícia Civil foi acionada e uma equipe da 12ª Delegacia Regional de Polícia Civil esteve presente no local auxiliando no processo de incineração do material encontrado. Na operação, foi utilizado um efetivo de mais de 20 homens e 04 viaturas.





Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Portal Diário do Itaim | Notícias de Paulistana, Acauã, Dormentes, Jacobina e região