Ação da Secretaria de Saúde de Jacobina incentiva a prática de atividade física na atenção primária

A Prefeitura de Jacobina do Piauí, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na última sexta-feira (03/03/2023), um momento de aprendizado e descontração com os profissionais da pasta.


O evento aconteceu à tarde, no poliesportivo e teve como foco a implementação de ações de atividade física na atenção primária à Saúde Municipal. A ação, que incentiva a prática de atividades física, foi conduzida por Letícia e o educador físico Isiran.

A iniciativa tem o objetivo de melhorar o cuidado das pessoas com doenças crônicas, com a inserção de atividade física na rotina dos usuários das unidades de saúde. O secretário de Saúde, Gilmar Carvalho, explicou que o evento deu início a implementação de atividades voltadas para atenção primário do munícipio.

“Essa ação, inicialmente, será desenvolvida com grupos prioritários como diabéticos, hipertensos e idosos, além dos trabalhadores da saúde, visando à promoção da atividade física pela população usuária do serviço de saúde. Então iniciamos pelos profissionais de saúde, que são a porta de entrada nas nossas UBSs, são eles que atendem e acolhem nossos pacientes”, disse.

O gestor da pasta informou, que no primeiro momento a ação será realizada apenas na unidade de saúde da sede, incluindo o público do Bairro Alto São Pedro, e posteriormente será expandida para as demais UBSs. “Nosso foco é a saúde e o bem-estar da nosso população e nada melhor que a implementação dessas atividades que traz inúmeros benefícios na melhoria da qualidade de vida da nossa população”, acrescentou.

O secretário elencou outras ações que serão realizadas no mês de março, como a campanha Março Lilás, uma inciativa de cuidado e de prevenção do colo do útero, com a realização de exames preventivos nas UBSs, em mulheres de 25 a 64 anos, encerrando no dia 30, com uma palestra e sorteio de brindes. Também será realizado na próxima semana um mutirão de limpeza.


Além do profissionais de saúde, participaram do momento, o Presidente da Câmara Municipal, o vereador Elis Campos e o Secretário Municipal de Juventude, Chico Abreu.









Fonte: Cidades na Net

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Portal Diário do Itaim | Notícias de Paulistana, Acauã, Dormentes, Jacobina e região