APROPRIA promove I Seminário de Produção de Algodão Orgânico de Paulistana

A Associação dos Produtores Rurais do Piauí Agroecológico (APROPRIA) realizou, na última quinta-feira (01/09/2022), o 1° Seminário de Produção de Algodão Orgânico de Paulistana-PI. O evento aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Vereadores.


Durante o seminário, foram debatidas temáticas importantes como a certificação orgânica participativa, processo de produção, comercialização, a relevância da APROPRIA e um resgate histórico do algodão na região de Paulistana.

Após o almoço, foi realizada uma visita na usina de descaroçamento da Associação dos Produtores Rurais do Piauí Agroecológico, na cidade de Paulistana. No local, foi demonstrado todo o processo de descaroçamento, prensa e embalagem das plumas de algodão, que ficam no ponto para serem encaminhadas à uma empresa em São Paulo e, posteriormente, para uma fábrica de calçados na França.

Participaram do evento o Presidente da APROPRIA Sebastião (Tião), Presidente da Câmara Municipal Vereador Osvaldo da Abelha Branca, os Vereadores Hélio Sousa, Elias de Liberato e Fernando de Chico do Gado e o Secretário Municipal de Agricultura Eder Jhofry.

Também marcaram presença a Coordenadora do Projeto Algodão da VEJA Valdenira Rodrigues, Coordenador do Projeto Algodão da DIACONIA Fábio Santiago, Gerente Geral do Banco do Nordeste em Paulistana Lázaro Lima, Gerente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste Michel Moreira, além de representantes de associações e sindicatos da região.


"A ideia é fomentar o desenvolvimento social, econômico e ambiental de práticas que possa levar a estruturação de cadeias produtivas, e uma delas é o algodão consociado com outras culturas. Esse seminário foi extremamente importante, por que dá visibilidade a essa ação aqui em Paulistana, que tem um potencial enorme", destacou o coordenador da DIACONIA.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Portal Diário do Itaim | Notícias de Paulistana, Acauã, Dormentes, Jacobina e região