2 anos do Meteorito: Jovem Edimar Costa foi um dos moradores a encontrar fragmento em Santa Filomena-PE

O próximo dia 19 de agosto de 2022 marcará 2 anos que uma chuva de meteoritos causou um verdadeiro alvoroço no pequeno município de Santa Filomena, localizado no Sertão de Pernambuco. O fenômeno chamou a atenção de cientistas e colecionadores, ocasionando uma caçada pelos fragmentos.


Um dos fragmentos localizados pesava quase 40 quilos e é considerado, pelos especialistas, o maior meteorito do tipo rochoso encontrado intacto no Brasil. Após quase 2 anos do ocorrido, a população da cidade pernambucana aguarda os investimentos prometidos, a exemplo da implantação de um Museu e de um Centro de Monitoramento.

O jovem Edimar da Costa foi um dos primeiros a localizar as pedras que caíram no município de Santa Filomena. Ele vendeu o fragmento para um colecionador norte-americano e investiu o valor na própria educação.


"Eu aproveitei a oportunidade que eu tive, oportunidade rara de encontrar o meteorito, comercializei ele para os pesquisadores que estavam aqui em busca dele e decidi investir na minha educação. Eu já tinha curiosidade, já tinha o pensamento em participar e decidi dar início. Esse dinheiro eu aproveitei ele pra dar um pontapé inicial na minha educação", destacou Edimar.

A chuva de meteoritos foi tão marcante que o jovem eternizou o fragmento na pele: "a gente espera que melhore, trocou de governo, de gestão e a gente está na expectativa que nos próximos anos pode sim ser apresentado novos projetos que beneficie a gente que gosta da astronomia e também o pessoal que tem curiosidade nesta área, que está em busca de informação".

Foi através da repercussão da chuva de meteoritos que Edimar ficou famoso na região. O jovem concedeu entrevistas para diversos canais de notícias a nível estadual e nacional, a citar o Fantástico e o Encontro com Fátima Bernardes, da TV Globo, e o Domingo Espetacular, da Record TV.


Atualmente, o jovem Edimar da Costa é considerado um dos principais Digitais Influencers da região, contando com mais de 12 mil seguidores no Instagram (@edymar_costa) e conquistando internautas não só de Pernambuco, mas também de estados vizinhos, como Piauí e Ceará.


Para marcar a data, a Câmara Municipal de Vereadores de Santa Filomena instituiu 19 de agosto como o Dia do Meteorito. O prefeito da cidade, Pedro Gildevan Coelho Melo (PSD), diz que vem se articulando com o Governo do Estado de Pernambuco para que a queda dos meteoritos contribua com a educação e a cultura do município. 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Portal Diário do Itaim | Notícias de Paulistana, Acauã, Dormentes, Jacobina e região