Reportagem da TV Clube destaca criação de caprinos e ovinos em Jacobina do Piauí

Com uma população estimada em 5.700 habitantes, para cada morador de Jacobina do Piauí, são pelo menos 11 ovinos. Segundo levantamento recente do IBGE, o município tem hoje o maior rebanho de ovelhas do estado do Piauí, com cerca de 66 mil animais.


"Como aqui é um município que a grande maioria da população vive do meio rural, a ovinocultura surge com uma das principais fontes de renda desse pessoal. A gente tem isso como um grande potencial e a secretaria de agricultura atua como forma de incrementar tudo isso, através da tecnificação dessa produção, por meio de capacitação", destacou Edcácio, representante da Secretaria Municipal de Agricultura, durante entrevista.

O jovem ainda complementou: "através da melhoria desse rebanho, a gente passa a garantir um mercado e uma geração de renda cada vez maior para essas pessoas que produzem".

A reportagem ainda mostrou um pouco da rotina do comerciante Mageano Rodrigues, que mora na cidade, mas passa boa parte do dia na roça. A rotina do mesmo mudou quando ele decidiu investir para valer na criação de ovelhas. Atualmente, o rebanho dele é formado por cerca de 80 animais mestiços da raça dopper. A criação é voltada para a venda em frigoríficos do estado de Pernambuco.

"Hoje uma propriedade está funcionando como uma empresa, dá pra você suprir suas necessidades e, a gente quer alavancar ainda mais as vendas", destacou Mageano em fala durante a reportagem.

Para melhorar a qualidade do rebanho e o gerenciamento da propriedade, uma vez por mês, o Mageano recebe a visita do Carlos, que é técnico de campo do SENAR. Assista abaixo a reportagem completa:

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Portal Diário do Itaim | Notícias de Paulistana, Acauã, Dormentes, Jacobina e região