Alunos da Rede Estadual estão sem frequentar a escola por falta de transporte em Betânia do Piauí

Cerca de 125 alunos da U.E. Professor Francisco José Tibúrcio, em Betânia do Piauí, estão sem frequentar as aulas, de forma presencial, por falta de transporte escolar, que é de responsabilidade do Governo do Estado do Piauí. Segundo os estudantes, o problema se arrasta desde o retorno pós pandemia da Covid-19.


A falta dos veículos que transportam os alunos para a referida unidade escolar atinge aqueles que residem na zona rural do município. Devido a distância e com o aumento do preço dos combustíveis, muitos não conseguem se deslocar até a sala de aula, um prejuízo incalculável, principalmente num período de turbulência para educação, com as aulas remotas ocasionadas pela pandemia.


"Muitos alunos não tem internet em casa e, aqueles que tem, não possuem um serviço que consiga fornecer o mínimo para o aprendizado do aluno. Alguns vão para as casas de vizinhos, outros tentam sustentar os dados móveis da operadora de celular, mas com a crise, muitos não estão tendo condição financeira de fazer isso, ou seja, vários não conseguem acompanhar o conteúdo que, de forma remota, é totalmente diferente daquele aplicado em sala de aula", relatou a aluna Rafaela Ramos, da turma do 2º ano A.

A jovem ainda mencionou que os alunos começaram a ir para a escola em veículos próprios, mas os aumentos constantes no preço do combustível e a distância das localidades dificultaram o processo: "com o aumento da gasolina, vários alunos não estão tendo condições de se deslocar e a grande maioria são menores (de idade) e seus pais não tem como fazer o transporte diariamente".


Diante da situação, os alunos resolveram se reunir e, no dia 09 de julho, pretendem fazer uma pequena manifestação para cobrar, do Governo do Estado do Piauí, o transporte escolar da rede estadual em Betânia do Piauí. O movimento acontecerá a partida das 14h na praça central.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Portal Diário do Itaim | Notícias de Paulistana, Acauã, Dormentes, Jacobina e região