Multidão de vaqueiros participam da cavalgada da XI EXPOACAUÃ e XVIII Festa do Vaqueiro

Cultura, fé e tradição marcaram a Festa do Vaqueiro, em Acauã, no último sábado (28/05). O evento, realizado pela Prefeitura Municipal, acontece junto a XI EXPOACAUÃ, exposição de ovinos e caprinos do município. O evento, que chega a sua 18ª edição, teve início logo pela manhã, com a concentração dos vaqueiros no povoado Baraúnas, zona rural do município.


Em meio à manifestação cultural, o público curtiu o show de Sidinho do Acordeon, bem como apreciou músicas, poesias e aboios. Mesmo após dois anos sem acontecer, por conta da pandemia, o evento se mostrou grandioso e tradicional reunindo 500 vaqueiros. Além dos vaqueiros, a festa foi prestigiada pela população em geral.

Ao meio dia, foi servido o almoço para os vaqueiros na escola Francisco Anselmo. Alimentados, os vaqueiros se organizaram para a cavalgada com saída do povoado com destinado a sede de Acauã.


A cavalgada teve um percurso com mais de 10km e foi animada por João Felipe, Clesinho Aboiador, Gaby Vaqueira e aboiadores da região, que seguiram à frente do vaqueiros em um carro de som (trio).


Durante a cavalgada foram realizadas duas paradas. Uma para entrega de um kit com camisa e boné para os vaqueiros. E na outra aconteceu a entrega de água e refrigerante para os mesmos. Na entrada da cidade, os vaqueiros foram recepcionados por um grande número de pessoas, que aguardavam pela passagem da cavalgada, que seguiu pelas principais ruas e avenidas.

A Cavalgada encerrou em um terreno (próximo a delegacia). No local, aconteceu a Missa do Vaqueiro, celebrada pelo padre Sérgio Leal, vigário de Alagoinha do Piauí e pelo padre Ismael Holanda, pároco local.


Na ocasião, os padres, dentre outros pontos, ressaltaram a importância da tradição e o importante papel do Governo Municipal que valoriza a cultura do vaqueiro, quando ainda parabenizaram e elogiaram a participação de todos no evento que faz parte do calendário oficial de festas do município.


O prefeito de Acauã, Paulo Sérgio, destacou que tal manifestação cultural é muito forte não somente no município, mais em toda a região e por isso deve ser sempre incentivada e valoriza.

“A Festa do Vaqueiro é uma grande cultura não só em Acauã, mas em toda a essa região. Uma cultura antiga e muito bonita, que temos que valorizar, realizando esse evento. E pós-pandemia poder promover uma festa dessa dimensão, organizada e com a presença de tantos vaqueiros, nos deixa muito feliz”, ressaltou.


Ainda segundo ele, é uma tradição que será sempre mantida e melhorada pela gestão. “Essa foi umas maiores festas do vaqueiro já realizadas e a gente é grato por isso, inclusive, agradecemos a iniciativa lá trás, quando gestores que nos antecederam criaram e mantiveram essa tradição e nós estamos aqui para dar continuidade, melhorar e valorizar cada dia mais essa identidade cultural tão importante”, disse o gestor.

O assessor, Reginaldo Raimundo Rodrigues, o “Molão”, frisou a importância do reconhecimento da figura do vaqueiro e da necessidade de manutenção desta tradição com a promoção da Festa do Vaqueiro.


“Passamos dois anos sem promover essa festa, por causa da pandemia, mas retornamos com a mesma história e organização. Uma festa bonita, de tradição, que valoriza e mantém a nossa cultura que é de estrema importância e deve ser reconhecido com esse evento de tal magnitude. E dizer ainda, que nosso desejo é melhorar e fazer a cada ano uma festa do vaqueiro maior”, destacou Molão.


A Festa do Vaqueiro encerrou com o sorteio de brindes e de valores em dinheiro. Veja abaixo todas as fotos (CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR E BAIXAR):






















































































Redação: Cidades na Net

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Portal Diário do Itaim | Notícias de Paulistana, Acauã, Dormentes, Jacobina e região