Tradição da Brincadeira dos Caretas é mantida na cidade de Acauã

Realizada há vários anos no município de Acauã, a tradicional Brincadeira dos Caretas voltou a acontecer, após o período de pandemia de Covid-19, na noite do último sábado (16/04/2022), em um terreno localizado ao lado do prédio do Grupamento de Polícia Militar. 

Os caretas saem com seus corpos e rostos encobertos com capuz, máscaras, saiotes de tecidos com cores variadas, chocalhos, música e muito barulho. Durante a Semana Santa, eles saíram em busca de brindes nas residências, entre os transeuntes e em lojas comerciais das cidades de Paulistana e Acauã.

O objetivo dos caretas é coletar gêneros alimentícios, bebidas e dinheiro para formar a tradicional brincadeira, que aconteceu no Sábado de Aleluia.


A festa integra o Ciclo da Paixão, em que o profano se evidencia, culminando com a malhação do Judas. Os moradores que participam da brincadeira tentam invadir o círculo para pegar as prendas, que são guardadas pelos caretas. Centenas de pessoas acompanharam a brincadeira. Veja abaixo mais fotos:













Fotos: Vale do Canindé

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Portal Diário do Itaim | Notícias de Paulistana, Acauã, Dormentes, Jacobina e região