Audiência Pública discute indenizações e construção de travessias pela Ferrovia Transnordestina em Paulistana

A Câmara Municipal de Paulistana e a Empresa Transnordestina Logística SA realizaram, na manhã da última quinta-feira (10/03/2022), uma Audiência Pública para discussão sobre o pagamento de indenizações e a construção de travessias em estradas vicinais cortadas pela ferrovia na região de Paulistana-PI.

A reunião aconteceu no plenário do Poder Legislativo Municipal e contou com a participação de representantes da empresa envolvida, de moradores das regiões atingidas, do Presidente da Câmara Municipal Osvaldo da Abelha Branca e dos Vereadores Dr. Tadeu, Jackson de Benedito, Hélio Sousa, Valdeci Arrais, Zirlândio e Fernando de Chico do Gado.


Durante a Audiência Pública, a empresa responsável pela Ferrovia Transnordestina apresentou o projeto e as normas técnicas da obra, dando ênfase ao processo de pagamento das indenizações às pessoas impactadas e à construção das travessias (em nível) nas estradas vicinais que tiveram seu percurso cortado pela ferrovia.

No que diz respeito às indenizações, a Assessoria Jurídica da empresa explicou o processo, que ainda não foi resolvido, naqueles casos de proprietários que divergiram dos valores apresentados, acusando uma inadequação. Os processos tramitam na Justiça Federal.


As comunidades impactadas pela obra da Ferrovia Transnordestina também apresentaram outros danos causados, como rachaduras em residências e cisternas e, ainda, a influência na qualidade da água em barragens localizadas nas proximidades da malha ferroviária.

Apesar de ter sido projetada para ser a principal malha ferroviária do Nordeste, já que englobaria 3 dos estados mais importantes para economia da região, sendo Ceará e Pernambuco o 2° e o 3° mais populosos, a Ferrovia Transnordestina ainda não foi finalizada, e sofre com atrasos para a conclusão da obra.


A ideia inicial, era que a Ferrovia Transnordestina se tornasse uma das principais ferrovias no transporte de insumos agrícolas, como grãos e minérios para os portos da região Nordeste. Veja abaixo todas as fotos (CLIQUE NA FOTO PARA AMPLIAR E BAIXAR):











Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Portal Diário do Itaim | Notícias de Paulistana, Acauã, Dormentes, Jacobina e região