Os políticos campeões de votos nas eleições municipais de Acauã

A nossa viagem pelo tempo tem início em 14 de dezembro de 1995, quando a Lei Estadual nº 4.810 emancipava o então povoado Acauã. No ano seguinte, em 1996, aconteceria a primeira eleição da história política acauãnense. O Portal Diário do Itaim, com o suporte da Seção de Logística e Informações do TRE-PI, realizou um levantamento completo sobre todas as eleições municipais.


Tudo começa em 1996


O primeiro embate político de Acauã aconteceria entre Antônio Rodrigues Filho (Antônio da Barra) e João Florêncio Rodrigues (Batista de Flor). Antônio da Barra se tornaria o primeiro prefeito eleito da história de Acauã com 363 votos de maioria.

Reeleição em cima do mesmo adversário


O cenário político nas eleições de 2000 era o mesmo. Antônio da Barra enfrentaria o mesmo adversário de 1996 em busca da reeleição à Prefeitura de Acauã. Batista de Flor foi novamente derrotado, dessa vez com  376 votos de diferença.


Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura...


Em 2004, um duelo de irmãos. João Florêncio Rodrigues (Batista de Flor), na  terceira tentativa de chegar ao Poder Executivo, venceria José Florêncio Rodrigues (Dedé de Flor) com 467 votos de maioria.

Mais uma reeleição na história


Nas eleições municipais de 2008, Batista de Flor enfrentaria Antônio Rodrigues Filho (Antônio Filho), sendo reeleito com 914 votos de maioria, uma consolidação do trabalho desenvolvido no primeiro mandato.

A  Mudança que o povo quis...


Com a coligação intitulada "A mudança que o povo quer", Reginaldo Raimundo Rodrigues (Molão), vereador mais votado da história de Acauã, seria eleito prefeito com 990 votos de diferença do seu adversário Francisco Félix de Sousa (Chico de Félix).

Reeleição arrochada


Em 2016, Acauã vivenciaria a campanha política mais disputada da sua história. O Prefeito Molão foi reeleito com apenas 150 votos de maioria. O seu adversário era Augusto Abdias Barbosa (Gustão).

Quebra de recordes 


A última eleição, ocorrida no ano passado, foi marcada pela quebra de recordes e tabus. Com uma gestão bem avaliada pela população e o equilíbrio administrativo conquistado com o assessor Paulo Sérgio de Sousa, o Prefeito Molão o indicaria para a candidatura sucessória.


A escolha deu mais que certo. Paulo Sérgio foi eleito com incríveis 1.633 votos de diferença contra a sua adversária Francisca Maria de Macedo (Francisquinha), o maior registro da história de  Acauã. Vale mencionar mais dois feitos: 7 vereadores de situação eleitos e primeiro sucessor no Poder Executivo.

Os campeões de votos em Acauã


Já se passaram 7 eleições municipais desde a emancipação política de Acauã. Cada ano, um cenário diferente, novos nomes vão surgindo, outros vão se consolidando. Mas, em todas essas disputas, quem foi o prefeito mais votado? Quais vereadores receberam mais votos? É o que vamos descobrir a partir de agora.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Portal Diário do Itaim | Notícias de Paulistana, Acauã, Dormentes, Jacobina e região