Operação Bezerro Desmamado desarticula quadrilha especializada em roubo de carga no Sertão do Piauí

A Operação Bezerro Desmamado teve início na tarde do último domingo (12/04/2020), após uma intensa troca de informações entre a Força Tática  de Paulistana-PI, a Polícia Civil do Piauí, a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Militar do Pernambuco. 

O nome da operação faz referência a uma modalidade de assalto que corriqueiramente vem assolando o nordeste do país: o roubo de carga de leite.

Tudo iniciou após o recebimento de informações de que um veículo caminhão Mercedes-Benz/Axor 6×4 placa  QPY 9894/MG, de cor branca, carregado com quase 37 mil quilos de leite em pó, avaliada em R$ 700.000,00 (setecentos mil reais), teria bloqueado o sinal, nas proximidades da cidade de Jacobina do Piauí.

Diante da situação, uma equipe da Força Tática se dirigiu até o local para averiguação. Ao chegar, foi encontrado apenas o caminhão trator, sem a carga, com sinais aparentes de arrombamento nas portas.
Nessse instante, foram comunicados e acionados o 4° BPM de Picos-PI, a 3° Cia de Jaicós-PI, 2° Cia do 14° BPM e a Cia PM de Simplício Mendes-PI, no intuito de realizarem bloqueios policiais nos entornos da possivel fuga e apreender os envolvidos.

Após várias diligências na região, o motorista da carreta foi encontrado abandonado nas proximidades da cidade de Jaicós-PI, aproximadamente 110 quilômetros de distância do local do crime.

O motorista da carga roubada, relatou que no domingo (12/04/2020), por volta das 16h10, próximo a entrada da cidade de Acauã-PI, um caminhão Volkswagen, Baú, de cor branca, teria encostado ao lado, instante em que um elemento apontou uma arma de fogo em sua direção mandando parar o veículo e encostar na lateral da BR-407. Após esse momento, ele relatou que os criminosos colocaram um pano em sua cabeça e não viu mais nada.

Não obstante o cerco policial montado nos entornos da região, os assaltantes ao realizarem a troca do caminhão trator na cidade de Jacobina do Piauí, retornaram com a carga para a cidade de Paulistana-PI, e seguiram pela PI-142 sentido Betânia do Piauí.

A intentada criminosa teria por fim adentrar no estado do Pernambuco, e garantir o crime perfeito, sendo que ao chegar na localidade Livramento, município de Santa Filomena-PE, o veículo atolou, tempo necessário para que os policias militares chegassem no local. 

Após verificar a presença dos policiais, os infratores se evadiram do local utilizando um veículo Gol, de cor vermelha, placa QYA 1071 de Recife-PE, tomando rumo sentido a Lagoa Grande- PE. 
Nesse instante foram contactados uma equipe da PRF e uma equipe do NIS II, Polígono e ROCAM da 1º CIPM de Floresta-PE para efetuar a abordagem no referido veículo onde estava os supostos criminosos.

O procedimento policial obteve êxito por volta das 10h da última terça-feira (14/04), na BR-316 próximo a cidade de Floresta-PE, onde foram identificados e qualificadas as seguintes pessoas F.G.S de 44 anos e natural de Salgueiro-PE; W.P.S. de 38 anos e natural de Floresta-PE e A.A.L.J de 41 anos e natural de Arcoverde-PE, todos ocupantes do veículo com mandados de prisão em aberto expedidos pela Comarca de Paulistana-PI.

Segundo  informações colhidas, o nacional  F.G.S teria ofertado R$ 2.000,00 (dois mil reais) na cidade de Santa Filomena e região para quem fosse puxar o caminhão trator scania placa BWH1305/MG de sua propriedade, que já estava atrelado ao Semirreboque roubado na cidade de Acauã-PI.
Outro fato curioso é que as placas do semirreboque já haviam sido substituídas pela placa INM-7062 de São Bento do Una-PE.

Diante dos fatos duas equipes se deslocaram para cidade de Floresta- PE, sob o comando do Major PM Félix, Comandante do 20° BPM, para conduzirem os supostos criminosos e  material apreendido, que foram apresentados na 12° DRPC de Paulistana para os procedimentos cabíveis.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Portal Diário do Itaim | Notícias de Paulistana, Acauã, Dormentes, Jacobina e região