Por mais um ano, alunos do IFPI-Campus Paulistana são destaque na redação do Enem

Os números ainda não são oficiais, mesmo assim já foi possível observar o excelente desempenho dos alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - Campus Paulistana na redação do ENEM 2019.

A reportagem do Portal Diário do Itaim teve acesso as notas das turmas do 3º ano da instituição e, por mais um ano, os estudantes obtiveram um desempenho espetacular na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (veja a lista no fim desta matéria).

A Professora de Língua Portuguesa Elisângela Damasceno enfatizou que as notas foram ainda melhores que as da edição passada (Enem 2018), o que mostra que a instituição tem se preocupado em aperfeiçoar o ensino a cada ano, e parabenizou aos alunos pela dedicação que culminou no bom resultado.

Marli Damasceno, que também é Professora de Língua Portuguesa na instituição, destacou: "a gente trabalha a produção textual voltada para o Enem desde o 1º ano do ensino médio. Então, há muita dedicação por parte de todos. E o que mais contribui para as excelentes notas é o processo de reescrita textual, a produção de textos e os grupos de discussão nas mais diversas áreas".

O esforço e a dedicação diários também foram destacados pela Professora Fernanda Viana. "Os desafios foram vencidos a cada produção textual, e o resultado não poderia ter sido diferente. A equipe de Língua Portuguesa trabalhou unida para que nossos alunos conseguissem ótimos resultados, tivemos o apoio e incentivo dos diretores e demais professores, desse modo a vitória alcançada é mérito de todos! Parabenizo os nossos alunos pelo empenho e determinação! Valeu a pena!", ressaltou a docente.
Imagem Ilustrativa: alunos durante aula prática no IFPI- Campus Paulistana
Em conversa com nossa reportagem, Maria dos Humildes, 18 anos, aluna da turma do 3º ano de Mineração B agradeceu a direção e aos professores da instituição pelo apoio na caminhada acadêmica. 

"Agradeço primeiramente a Deus, bem como a minha mãe Juvencia, minha irmã Marciana, meus tios Ana Lucia e Netinho, e meu Noivo, pessoas que sempre me incentivaram a estudar e nunca desistir dos meus sonhos", iniciou a estudante que obteve 960 pontos na redação.

Maria dos Humildes continuou: "também quero agradecer a direção e aos professores em geral, bem como, em especial, a Professora Elisângela Damasceno, que teve um papel fundamental nessa grande conquista, visto que ela sempre ensinou-me como fazer uma ótima redação, e que sempre me incentivou a buscar melhorias para minha ortografia, gramática e sempre manter autoria e características próprias em meu texto". 

A aluna do 3º ano ainda relatou um pouco do processo de elaboração do texto, pontos importantes que a ajudaram atingir uma excelente nota: "sempre inicio a redação recorrendo a prerrogativas legais, como a Constituição Federal e a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Logo em seguida, no desenvolvimento, eu busco recorrer a frases de sociólogos e filósofos, contribuição também dos professores de sociologia e filosofia, com frases impactantes. Por último, na conclusão sempre busquei detalhar ao máximo e retomar a minha ideia principal".
Nossa equipe também conversou com Levi Anderson, estudante da mesma turma e que igualmente obteve 960 pontos. O mesmo destacou o ensino de qualidade, a competência dos professores e o excelente ambiente de estudo do Instituto Federal: "O IFPI cobra muito do aluno para que ele tenha o melhor rendimento possível. Além disso, a instituição conta com uma ótima biblioteca para acrescentar ainda mais nos nossos estudos. Com todos esses benefícios que a instituição nos proporciona e a vontade de estudar e aprender o máximo possível foi que consegui obter essa altíssima nota na redação".

Levi ainda ressaltou o trabalho realizado por sua professora de língua portuguesa: "a minha excelente prof. Elisângela Damasceno foi outra peça chave que me fez alcançar os 960, ela sempre focou e deu importância nas redações, desde o primeiro até o terceiro ano. Ela sempre nos incentivou a produzir textos, pois como ela mesmo dizia, 'somente a prática leva a perfeição' e com todo o ensino e a ajuda que ela nos deu nesses três anos foi que consegui chegar a esse desempenho. Ela sempre esteve querendo o nosso melhor e sempre focou na nossa evolução, pois sabia que com nosso esforço e potencial poderíamos sempre melhorar e ir além".
Imagem Ilustrativa: alunos de mineração durante visita técnica 

Confira abaixo as notas das turmas do 3º ano do IFPI - Campus Paulistana:

Notas do 3º ano de Mineração B

- Levi: 960 pontos
- Maria dos Humildes: 960 pontos
- Lucas: 940 pontos
- Héllen: 920 pontos
- Ariel: 920 pontos
- Carlos Eduardo: 900 pontos
- Nizaldo: 900 pontos
- Victor: 900 pontos
- Luanny: 880 pontos
- Fernanda: 860 pontos
- Rafaela: 860 pontos
- Laiane: 860 pontos
- Taís: 860 pontos
- Nayra: 840 pontos
- Matheus: 840 pontos
- Graziela: 840 pontos
- Kamilla: 840 pontos
- Genésia: 840 pontos
- Pedro: 820 pontos
- Luana: 800 pontos

Notas do 3º ano de Mineração A

- Emanuel: 920 pontos
- Mayara: 920 pontos
- Vinícius: 860 pontos
- Mateus: 900 pontos
- Josefa: 900 pontos
- Larissa: 940 pontos
- Anderson: 940 pontos
- Daniel: 760 pontos
- Luana: 940 pontos
- Lariane: 700 pontos
- Uanda: 860 pontos
- Igor: 740 pontos
- Beatriz: 860 pontos

3º ano de Agropecuária

- Rodolfo: 840 pontos
- Ana Cleia: 820 pontos
- Leidjane: 820 pontos
- Ednaldo: 700 pontos
- João Francisco: 720 pontos
- Gerson: 860 pontos
- Adna: 760 pontos
- Victoria: 780 pontos

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Portal Diário do Itaim | Notícias de Paulistana, Acauã, Dormentes, Jacobina e região