ACAUÃ: Com atendimento em cardiologia e outras especialidades, Raros em Movimento reforça suporte a pacientes com Ataxia

Fotos: Ascom/Raros Piauí

O município de Acauã recebe, a partir desta sexta-feira, 30 de janeiro, a 3ª edição do “Raros em Movimento”, iniciativa voltada ao cuidado de pessoas com doenças raras, com atenção especial aos pacientes diagnosticados com Ataxia de Friedreich. A programação segue até domingo (01), somando três dias de atendimentos especializados.

A escolha de Acauã como sede da ação pela 3ª vez reforça a importância do município no enfrentamento da doença, já que há diversos registros locais de Ataxia de Friedreich, incluindo o do próprio Prefeito Molão, o que fortalece ainda mais o compromisso da gestão municipal com a causa e com o acolhimento das famílias.

Nesta edição, um dos grandes destaques é o atendimento realizado pela cardiologista Dra. Sandra Marques, que está conduzindo avaliações cardíacas detalhadas, incluindo a realização de ecocardiograma com estresse, exame fundamental para o acompanhamento de pacientes com Ataxia de Friedreich, uma vez que a condição pode provocar comprometimentos cardíacos ao longo do tempo.

Além da cardiologia, a ação conta com a participação de outras especialidades, garantindo um cuidado multiprofissional, integral e humanizado, voltado não apenas ao tratamento clínico, mas também à qualidade de vida, ao acompanhamento contínuo e à orientação dos pacientes e seus familiares.

"Essa edição está super especial, nós estamos aqui com a Dra. Sandra Marques, cardiologista que veio prestar esse atendimento e avaliação com exames específicos e detalhados dos pacientes com Ataxia. Não só ela, mas também temos aqui médico, fisioterapeuta, acadêmicos, juntos coletando dados, orientando para prestar o melhor suporte possível", destacou Dra. Natália Rebeca.

O Secretário Municipal de Saúde, Joaquim Cícero, também comentou sobre a importância da ação: "esse projeto está sendo muito satisfatório para nós da gestão, principalmente para o prefeito Molão, que todos sabem que é um dos pilares, por ele também ter essa doença e por ter despertado a atenção da sociedade e dos próprios pacientes sobre a importância da aceitação e da busca por ajuda. Agradecer a todos os envolvidos, especialmente a Patrícia, que foi uma das pioneiras nesse projeto que tem feito toda a diferença".

A iniciativa é desenvolvida pelo Raros Piauí, em parceria com a Prefeitura Municipal de Acauã, unindo esforços para ampliar o acesso a atendimentos especializados, fortalecer a rede de cuidado e dar visibilidade às doenças raras, promovendo inclusão, informação e dignidade às pessoas atendidas.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem