Brigadistas de Acauã, Paulistana e Jacobina são certificados durante solenidade promovida pela SEMARH

Na última sexta-feira, 31 de outubro de 2025, a cidade de Santa Cruz do Piauí sediou a solenidade de entrega dos certificados de brigadistas florestais dos territórios dos Vales do Itaim, Guaribas, Canindé e Sambito. O evento aconteceu no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB), no polo do município.

Dentre os 274 brigadistas florestais certificados, estavam representantes dos municípios de Acauã, Paulistana e Jacobina do Piauí. O Prefeito de Jacobina Vanderlei Carvalho, Vice-prefeito de Acauã Gustão e os Secretários Municipais de Meio Ambiente Dr. Tadeu (Paulistana) e Roberta Kelly (Jacobina) marcaram presença no evento, que também foi prestigiado pelo Secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos Feliphe Araújo.

“Ver tantas mulheres aqui, formadas, prontas para atuar na linha de frente do combate ao fogo, é a prova viva de que o lugar da mulher é onde ela quiser. Essas brigadas representam o novo Piauí, mais preparado, mais consciente e, sobretudo, mais justo com quem cuida do meio ambiente”, destacou o Secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos Feliphe Araújo.

Durante o evento, 274 brigadistas de 21 municípios foram oficialmente certificadas, consolidando o momento como a maior formação de brigadistas florestais da história do Estado do Piauí. A ação tem como objetivo fortalecer o combate e a prevenção a incêndios florestais, garantindo maior proteção às áreas ambientais e comunidades locais.

Um dos destaques da formação foi a presença expressiva de mulheres: das novas turmas, 77 brigadistas são mulheres. Atualmente, elas já representam mais de 20% dos 1.654 brigadistas formados e em atuação em 126 municípios, número que reflete avanços na igualdade de gênero e na valorização da participação feminina em áreas tradicionalmente ocupadas por homens.













Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem