No último sábado, 11 de outubro de 2025, um grupo de cerca de 25 pessoas percorreu um trajeto de 55 km do Povoado Serra Vermelha, zona rural de Paulistana-PI, até o Morro da Santa, no município de Simões-PI.
O grupo saiu por volta das 16h40 do povoado paulistanense e chegou ao destino final às 2h30 da madrugada, onde concluíram com orações e agradecimentos a Nossa Senhora Aparecida.
Movidos pela gratidão, promessas e a esperança renovada pela intercessão da padroeira do Brasil, os romeiros enfrentaram o cansaço e os desafios da longa caminhada. A tradicional romaria dos 55 km acontece desde 2017 no Povoado Serra Vermelha.
“Apesar de cansativa, foi uma experiência única, onde a fé é quem fortalece toda essa caminhada. são 55 km de fé e devoção a Nossa Senhora Aparecida. O que resume isso tudo hoje é gratidão e, no ano que vem, estamos juntos novamente nessa caminhada”, destacou o jovem José Carlos, que é de Betânia do Piauí, e também participou da romaria.
O Morro da Santa, localizado no município de Simões, conta com uma íngreme escadaria. No alto do local, existem um santuário com a imagem de Aparecida e outros vários santos, e uma capela de velas. O morro é reconhecido pelos atos de devoção, as promessas e a tradicional missa do dia 12 de outubro.



.jpeg)