Jacobina do Piauí conquistou destaque na IV Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, realizada nos dias 7 e 8 de agosto, na sede da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Piauí (FETAG), em Teresina.
Representando o município, o projeto SemeAR – Saber, Ambiente e Responsabilidade, desenvolvido na Unidade Escolar Petrônio Portela de Jacobina, foi eleito entre os quatro melhores do estado, demonstrando excelência e compromisso com a educação ambiental.
A iniciativa reúne ações interdisciplinares de educação ambiental crítica, envolvendo oficinas, rodas de conversa, plantio de mudas e atividades coletivas que integram teoria e prática. A proposta fortalece o protagonismo estudantil e incentiva o cuidado com o meio ambiente, formando jovens mais conscientes e atuantes.
![]() |
Fotos: Danilo Bastos |
O resultado se torna ainda mais expressivo diante da dimensão e do rigor da seleção. No Piauí, 398 escolas inscreveram seus projetos, totalizando cerca de 69 mil pessoas envolvidas nas etapas escolares, distribuídas em 121 municípios. Desse total, apenas 100 projetos foram selecionados para participar da Conferência Estadual. Entre eles, quatro se destacaram e chegaram à fase final, na qual os próprios alunos delegados elegeram, por voto, o único projeto que representará o Piauí na etapa nacional.
Com o reconhecimento estadual, a estudante Bianca de Carvalho Fernandes foi eleita delegada para representar Jacobina na etapa nacional da VI Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que será realizada em Luziânia (GO), entre os dias 6 e 10 de outubro de 2025.
O encontro reunirá delegações de todo o país para compartilhar experiências, debater soluções e propor ações concretas em prol da preservação ambiental. Ao todo, 17 delegados foram escolhidos para representar o Piauí, seguindo o critério “jovem escolhe jovem”.
Para o professor orientador José Nilton de Araújo Gonçalves, o resultado representa um marco para a comunidade escolar. “Foi um momento histórico para nossa escola. Estar entre os quatro melhores projetos do estado é uma grande conquista e fruto do empenho de toda a comunidade escolar. Mesmo não sendo o projeto escolhido para representar o Piauí, teremos orgulho de ver Jacobina presente na etapa nacional”, destacou.
A aluna Bianca Fernandes expressou gratidão pelo seu desempenho e o apoio recebido. “Quero expressar minha profunda gratidão por todo o apoio que recebi até aqui. Cada palavra de incentivo, cada gesto de confiança fez toda a diferença nessa caminhada. Com muita alegria, compartilho que fui selecionada para representar na etapa nacional, que acontecerá em Luziânia, Goiás. Ao professor José Nilton, quero expressar minha profunda gratidão por todo o apoio, dedicação e cuidado durante cada etapa da conferência. O senhor fez o possível e o impossível, o visível e o invisível, para que tudo desse certo — esteve presente, orientou, incentivou e acreditou mesmo quando eu duvidei. Sou imensamente grata por ter tido ao meu lado um professor tão incrível. Essa conquista não é só minha — é de todos que estiveram ao meu lado. Muito obrigada por acreditarem em mim e fazerem parte dessa história!”.
Em agenda na capital Teresina, o prefeito Vanderlei Carvalho no local do evento e destacou sua satisfação pelo feito do município. “Foi uma alegria imensa prestigiar nossa delegação e ver o nome de Jacobina sendo reconhecido em todo o estado. Este resultado evidencia a qualidade da nossa educação, que valoriza nossos estudantes e incentiva práticas que transformam vidas e protegem o meio ambiente. Parabéns a todos que se dedicaram para que essa conquista fosse possível”, declarou.
O secretário de Educação, Miqueias Rodrigues, parabenizou os envolvidos e demonstrou orgulho pelo resultado alcançado. “Esse é um momento de alegria para a educação de Jacobina do Piauí. Ver nossa escola se destacando em um evento estadual e uma aluna seguindo à etapa nacional é a prova de que estamos no caminho certo, incentivando o protagonismo juvenil e o cuidado com o meio ambiente. Parabenizo a aluna Bianca, o professor José Nilton e toda a comunidade escolar pela dedicação e pelo excelente trabalho”, afirmou.
A participação de Jacobina do Piauí na conferência estadual e, agora, na nacional, reforça o compromisso da gestão municipal e da comunidade escolar com a formação de jovens protagonistas na construção de um futuro mais sustentável e equilibrado.
Fonte: Cidades na Net | Fotos: Danilo Bastos