Paulistana promove 1ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial

Na tarde da última segunda-feira, 30 de junho, a Prefeitura de Paulistana, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer, Turismo, Juventude e Esporte, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, promoveu a 1ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial.

Realizado na Câmara Municipal de Paulistana, o evento reuniu autoridades, representantes da sociedade civil e membros da comunidade em um importante momento de debate e reflexão sobre as desigualdades raciais e os caminhos para uma sociedade mais justa e inclusiva.

A conferência teve como objetivo ampliar o diálogo sobre políticas públicas voltadas à promoção da igualdade racial, bem como incentivar a participação social na construção de soluções que combatam o racismo e suas consequências estruturais. O público-alvo foi a população em geral, especialmente jovens, lideranças comunitárias, educadores e gestores públicos.


Entre as autoridades presentes estavam o prefeito Osvaldo da Abelha Branca, o vice-prefeito Rubmário Lima, secretários municipais e vereadores, que reforçaram a importância da pauta e da atuação conjunta em prol da equidade racial.

Durante sua fala, o secretário de Cultura, Nildo Alencar, destacou a relevância do momento. “Celebrar a presença de cada um de vocês que se dedicaram num momento para estar aqui. Este é um palco importante, o palco de todos vocês. É o palco das nações, onde todos nós devemos nos juntar, independentemente da nossa raça. Precisamos discutir, reparar e seguir em frente com união e respeito”.

Milena Martins, coordenadora da Superintendência de Igualdade Racial e Povos Originários, também participou da conferência e ressaltou: “É muito importante trazer à tona um tema que, muitas vezes, está perto de nós, mas ainda é pouco conhecido. A igualdade racial é uma pauta urgente e valiosa, e fico feliz em ver municípios como Paulistana discutindo-a com seriedade”.

Já o prefeito Osvaldo da Abelha Branca compartilhou um relato pessoal e fez uma reflexão sobre a realidade das comunidades. “Saúde, educação e acesso à água são direitos básicos que ainda não chegam a todos. Eu vivi isso na pele, cresci a 48 quilômetros da cidade e sei como essas limitações moldam as oportunidades de vida de cada cidadão. Nosso papel é mudar essa realidade, com organização e sensibilidade”.


A 1ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial marcou um passo importante para o município no que diz respeito ao comprometimento com a inclusão, a reparação histórica e a construção de políticas públicas mais justas para toda a população.



















Redação: Cidades na Net

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem