A Prefeitura Municipal de Acauã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã desta quarta-feira (14/05/2025), uma reunião sobre ataxia e outras doenças raras que tem acometido, cada vez mais com o passar dos anos, moradores do município.
A roda de conversa foi conduzida por Patrícia Tito, enfermeira especialista em cuidados paliativos e representante da Associação Cearense de Doenças Raras (ACEPDR) no Piauí, que tem se destacado pelo ativismo em busca de direitos e tratamento para esses pacientes.
Participaram da reunião, o Prefeito Molão, que é portador de ataxia, os Secretários Municipais Joaquim Cícero (Saúde) e Luzinete Rodrigues (Assistência Social), Vereadores Aristeu e Amadeus, profissionais de saúde e pacientes diagnosticados ou com suspeita de ataxia ou outras doenças raras.
"Eu tenho ataxia, sei das dificuldades, dos desafios enfrentados, não é fácil. Infelizmente para pessoas acima de 40 anos como eu não há previsão de medicamento ou cura, mas não podemos abaixar a cabeça, temos que ser conscientes, procurar uma fisioterapia, pedir ajuda quando for preciso e aceitar as limitações. Para os mais jovens, o ideal é correr atrás da confirmação da doença e começar a cuidar desde cedo, principalmente agora com a esperança da liberação do remédio", destacou o Prefeito Molão.
O Presidente da Câmara Municipal, Vereador Aristeu, também mencionou a importância do evento: "cada um de vocês que estão aqui sabe da dificuldade que é conviver com esse problema. Tudo parte de uma aceitação. Ninguém quer ter ataxia, mas infelizmente se tem deve procurar as melhores soluções, para que os procedimentos adequados sejam tomados. E nós estamos aqui para apoiar, correr atrás do que for necessário, trazendo informação e buscando suporte para essas pessoas".